Descrição
Olá, professores! O Dia Mundial dos Animais é comemorado em 4 de outubro, e para celebrá-lo de forma envolvente, apresento o Plano Semanal dos Sons dos Animais para crianças de 2 a 3 anos, totalmente alinhado à BNCC. Neste conteúdo, você encontrará 10 atividades lúdicas e 22 imagens de animais para explorar seus sons de maneira divertida e educativa.Além disso, o Plano Semanal dos Sons dos Animais oferece flexibilidade para você adaptar as atividades ao ritmo da sua turma, mantendo o aprendizado dinâmico e atraente. Combinando imagens vibrantes e sons estimulantes, as crianças terão a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais, como a percepção auditiva e o reconhecimento dos animais. Essa abordagem lúdica favorece o engajamento e a participação ativa, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso e significativo.
Amostra grátis do dia de segunda-feira:
Segunda-feira: Sons da Fazenda
Objetivos Específicos:
- Identificar e imitar os sons dos animais da fazenda (vaca, cavalo, porco, galinha).
- Desenvolver a coordenação motora através de movimentos associados a cada animal.
Atividade 1: Som e Movimento
BNCC: (EI02ET03) Observar, imitar e nomear particularidades dos animais.
- Descrição: Reproduza sons de animais da fazenda (vaca, cavalo, porco, galinha) usando um aparelho de som ou aplicativo de celular. Cada vez que um som for tocado, as crianças serão incentivadas a imitar o som e fazer os movimentos do animal correspondente (pular como cavalo, bicar como galinha, etc.).
- Sugestão de vídeo de sons de animais: Clique aqui
- Duração: 20 minutos
- Recursos Didáticos: Caixas de som ou celular com sons de animais, espaço amplo para as crianças se movimentarem.
Atividade 2: Teatro dos Animais
- Descrição: As crianças recebem máscaras ou fantoches de animais da fazenda e, ao som de cada animal, elas levantam a máscara correspondente e imitam os sons e movimentos do animal.
- Duração: 15 minutos
- Recursos Didáticos: Máscaras ou fantoches de papel de animais da fazenda, caixa de som.
Avaliação: Observar a participação das crianças, se elas conseguem identificar os sons e se movimentar de acordo com os animais.
Professora Magda Moreira
Avaliações
Não há avaliações ainda.