Projeto de vida | Estilo de Aprendizagem

O “Estilo de Aprendizagem – Projeto de Vida” auxilia estudantes a identificar seu estilo de aprendizagem e refletir sobre suas escolhas educacionais e profissionais, promovendo autoconhecimento e planejamento futuro.

Informação adicional

R$ 3,00

Quantity:
+ -
Compartilhar este material
Picture of Juliana Rossi

Juliana Rossi

Descrição

Descrição Completa do Produto

O material  “Estilo de Aprendizagem – Projeto de Vida” é uma ferramenta didática voltada para ajudar os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio a compreenderem seus próprios estilos de aprendizagem, baseando-se na teoria de David Kolb. O produto propõe uma reflexão sobre como cada aluno prefere aprender, processar informações e desenvolver suas habilidades para o futuro. Essa autopercepção é um ponto crucial no desenvolvimento do Projeto de Vida, ajudando os jovens a tomar decisões conscientes sobre suas trajetórias educacionais e profissionais.

Objetivos

  • Autoconhecimento: Auxiliar os estudantes a identificarem seu estilo de aprendizagem predominante (divergente, acomodador, assimilador ou convergente), permitindo que utilizem esse conhecimento para otimizar suas estratégias de estudo.
  • Projeto de Vida: Conectar o estilo de aprendizagem do aluno com possíveis carreiras e trajetórias profissionais, promovendo uma reflexão sobre as escolhas que precisam ser feitas para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
  • Desenvolvimento de Competências Gerais: O produto está alinhado com as competências gerais da BNCC, tais como:
    • Autogestão: Desenvolvimento da capacidade de reconhecer e regular suas emoções e comportamentos em prol de metas pessoais.
    • Responsabilidade e Autonomia: Reflexão sobre as implicações de suas escolhas para a vida futura.
    • Conhecimento: Ampliação da compreensão sobre os diferentes estilos de aprendizagem e como cada um pode influenciar o sucesso em diferentes áreas profissionais.

Habilidades da BNCC Relacionadas

O uso deste material promove o desenvolvimento de diversas habilidades, como:

  • EF08LP20: Refletir sobre práticas de leitura e escrita, considerando os próprios objetivos e características pessoais.
  • EF09LP30: Analisar e avaliar seus processos de aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento contínuo.
  • EM13CHS101: Relacionar os conhecimentos sobre si mesmo, sua trajetória de vida e os projetos futuros, fundamentando-se no conceito de Projeto de Vida, presente na área de Ciências Humanas.
  • EM13CHS102: Exercitar a autonomia na construção de escolhas pessoais e profissionais, com base em seu autoconhecimento e na análise crítica de contextos e possibilidades.

Resultados Esperados

Ao final das atividades, espera-se que os alunos:

  • Identifiquem seu estilo de aprendizagem e compreendam suas preferências em termos de absorção e processamento de informações.
  • Relacionem seu estilo de aprendizagem com áreas profissionais que podem melhor se adequar a seu perfil.
  • Desenvolvam maior clareza e segurança na construção de seus Projetos de Vida, reconhecendo a importância do autoconhecimento nesse processo.
  • Aprimorem suas estratégias de estudo com base em suas preferências individuais, promovendo um aprendizado mais eficaz e personalizado.

Adaptações para Estudantes com TEA

Para atender às necessidades de estudantes com Transtorno do Espectro Autista, algumas adaptações podem ser necessárias:

  • Instruções claras e visuais: Utilização de esquemas visuais para facilitar a compreensão das perguntas e do conceito de cada estilo de aprendizagem.
  • Divisão das atividades em etapas: Apresentação das atividades de forma sequencial e fragmentada, com intervalos regulares para reduzir a sobrecarga cognitiva.
  • Feedback imediato e positivo: Garantir que o estudante receba feedback após cada resposta, reforçando comportamentos positivos e promovendo autoconfiança.
  • Flexibilidade nas respostas: Permitir que o aluno escolha diferentes formas de responder, como verbalmente, por escrito ou utilizando recursos tecnológicos, de acordo com suas preferências.
  • Apoio no processamento de informações: Auxílio para ajudar o estudante a interpretar e refletir sobre as respostas dadas, ajudando-o a identificar seu estilo de aprendizagem com clareza.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Informações do Autor

  • Juliana Rossi
  • Nenhuma avaliação encontrada ainda!
  • Autor: Juliana Rossi
  • Endereço: Rua Serra do Caraça 247
    Sabará
    Minas Gerais
    34515690

  • Professora dos Anos Iniciais  | Professora da Sala de Recursos | Coordenadora Pedagógica Anos Finas  e Ensino Médio | Teen Coach | Educadora Parental em Disciplina Positiva | Analista Comportamental - ABA | Neuropsicopegagoga|

    Trabalho na área da educação desde 1993. Sou criativa e inovadora e quero compartilhar com vocês materiais para alfabetizar crianças neuro divergentes de forma lúdica.

    Para os docentes que trabalham com adolescentes, compartilho  atividades para melhorar o engajamento das aulas com temas atuais valorizando o desenvolvimento socioemocional.

    Aqui você vai encontrar atividades gratuitas e atividades com precinho acessível!

    Me siga nas redes sociais

    @juliana_srossi

    @prof.julianarossi