Descrição
A atividade “Torta na Cara” é uma proposta lúdica e interativa voltada para alunos do 2º e 3º ano, com foco no aprendizado de multiplicação, especificamente os conceitos de dobro e triplo. A atividade tem como objetivo estimular o raciocínio matemático de forma divertida, promovendo a colaboração entre os alunos e a prática do trabalho em equipe.
Componentes da Atividade:
- Cartaz e plaquinhas para fotos: Você receberá o arquivo digital de um painel para imprimir e montar, de maneira já ampliada, além de algumas plaquinhas para imprimir e usar para tirar fotos com a turma.
- Faixas para Identificação: Cada time receberá uma faixa para o braço, permitindo que os alunos se identifiquem facilmente durante a competição. As faixas podem ser personalizadas com o nome dos times.
- Cards de Perguntas: A atividade inclui 20 cards contendo perguntas de multiplicação (dobro e triplo), com alternativas para facilitar a escolha. As perguntas são desafiadoras, mas acessíveis ao nível de compreensão dos alunos.
- Orientações do Jogo: Um guia com as orientações detalhadas do jogo será disponibilizado, esclarecendo como a atividade será conduzida, as regras e a forma de pontuação. Isso garantirá que todos os participantes compreendam o que se espera deles.
Alinhamento à BNCC: A atividade está em conformidade com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo o desenvolvimento das competências gerais, como o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a convivência em grupo:
- (EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
- (EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
- (EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.
Conclusão: “Torta na Cara” é uma maneira divertida e engajadora de aprender multiplicação, tornando o aprendizado mais dinâmico e prazeroso, enquanto os alunos exercitam suas habilidades matemáticas e sociais.
Avaliações
Não há avaliações ainda.