Description
Esta atividade propõe uma investigação crítica sobre a água potável, seu tratamento e o direito ao saneamento básico. A partir de textos explicativos, os alunos irão refletir e responder questões relacionadas aos seguintes temas:
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Por que não é possível consumir qualquer tipo de água;
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Diferença entre aparência limpa e potabilidade real;
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Definição e critérios para a água ser considerada potável;
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Etapas do tratamento da água: da pré-cloração à fluoretação;
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Avaliação da água de poço artesiano;
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Pesquisa sobre a definição legal de saneamento básico no Brasil.
Objetivos pedagógicos:
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Compreender a importância do tratamento da água e os riscos de seu consumo inadequado;
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Estimular a responsabilidade ambiental e social no uso dos recursos hídricos;
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Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e pesquisa científica.
Indicado para:
Aulas de Ciências no 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, projetos interdisciplinares, atividades complementares ou sequências didáticas sobre saúde e meio ambiente.
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