Description
Caro(a) professor(a),
É uma alegria tê-lo(a) conosco nesta jornada de descobertas, criações e incentivo à iniciação científica dos nossos estudantes. Ao longo deste bimestre, mergulharemos em projetos interdisciplinares que dialogam diretamente com as áreas de Ciências, Geografia e Matemática, promovendo uma aprendizagem significativa, prática e colaborativa.
As atividades foram cuidadosamente planejadas para desenvolver as seguintes habilidades da BNCC:
- EF06GE01 – Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos
- EF06GE05 – Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais
- EF06MA03 – Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos envolvidos
Além disso, colocaremos em prática duas competências gerais da Educação Básica:
- Competência 2 – Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo investigação, reflexão, análise crítica, imaginação e criatividade para formular e resolver problemas, criar soluções (inclusive tecnológicas) e testar hipóteses
- Competência 5 – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética para comunicar, acessar informações, produzir conhecimento e exercer protagonismo
Neste bimestre, iniciaremos nossa jornada no universo da eletrônica! Os alunos terão o primeiro contato com componentes como o LED e aprenderão sobre polaridade, condutividade e montagem de circuitos simples. As atividades foram pensadas para fomentar o pensamento criativo e crítico, a resolução de problemas, a cooperação e a autonomia dos estudantes.
A estrutura dos projetos se inspira em etapas da Abordagem do Design Thinking, com foco na ideação neste bimestre — ou seja, colocar ideias no papel, pesquisar, planejar e refletir. Nos próximos bimestres, avançaremos para a prototipação e apresentação dos projetos. É fundamental reforçar com os alunos que o “erro” faz parte do processo criativo. Criar, recriar e repensar são ações valiosas que revelam o percurso da aprendizagem.
Trabalharemos quatro projetos principais:
- Como se mede a chuva?
Durante dois encontros, os alunos irão pesquisar sobre o regime climático local, compreender a importância da observação meteorológica e aprender como se calcula o índice pluviométrico. - Explorando componentes eletrônicos para o pluviômetro: LED
Em três encontros, os alunos terão contato com o LED, aprendendo como funciona, como ligá-lo corretamente, e explorando conceitos de polaridade e condutividade. Essa etapa prepara a turma para iniciar a elaboração de seus próprios projetos. - Projetando um pluviômetro
Durante dois encontros, os estudantes irão pesquisar e idealizar o projeto do pluviômetro, registrando suas ideias e inspirações em esboços e fichas de planejamento. - Registros meteorológicos
No último encontro, os alunos irão sistematizar os aprendizados construindo um mural virtual com seus projetos, reflexões e imagens. Plataformas como Padlet e Google Sites poderão ser utilizadas para essa atividade.
Desejamos que este bimestre seja repleto de diversão, conhecimento e descobertas para você e seus estudantes. Que seja um tempo de mão na massa, escuta ativa e muita criatividade!
Um forte abraço,
Equipe Bê-a-bá Maker
Ana Paula Soares de Farias
Mariana Lins
Renato Farias
Reviews
There are no reviews yet.