Description
Olá Professores! Apresentamos o Plano Semanal MEIOS DE TRANSPORTES para crianças de 2 a 3 anos, totalmente alinhado à BNCC! O material inclui duas atividades lúdicas diárias, com códigos da BNCC, objetivos específicos, descrições detalhadas, recursos didáticos, avaliações e referências. Você encontrará ainda uma sugestão de música temática e uma dica de história infantil especial.
Para enriquecer ainda mais sua prática, o arquivo traz 10 atividades lúdicas extras e o divertido jogo “Combine os Pares de Transportes”, ideal para estimular a atenção e a associação. Um recurso completo, criativo e prático, feito para tornar suas aulas mais significativas e encantadoras.
Amostra grátis das atividades de Segunda-feira:
PLANO SEMANAL – MEIOS DE TRANSPORTES 2025 – 2 A 3 ANOS
Objetivo geral da semana:
Proporcionar experiências lúdicas que favoreçam a descoberta e a compreensão
dos meios de transportes, desenvolvendo a socialização, a linguagem, a
coordenação motora, a imaginação e a noção de espaço, tempo e movimento.
Dica de história infantil da semana:
Descobrindo os transportes de Luciana Melo Clique aqui
Sugestão de música: Clique aqui
Segunda-feira
Conteúdos abordados do dia: Reconhecimento dos meios de transporte terrestres.
Campo de experiência: O eu, o outro e o nós.
Atividade 1 – Roda de conversa: Qual transporte você conhece?
Descrição: As crianças sentam em roda para observar figuras de carros,
ônibus, bicicletas e caminhões. Conversam com o professor sobre quem já
andou em algum deles e onde costumam vê-los.
BNCC: (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando
compreendê-los e fazendo-se compreender.
Objetivo específico: Estimular a socialização e a troca de experiências sobre os
transportes.
Recursos didáticos: Cartazes e imagens de transportes terrestres.
Avaliação: Observação da participação e da interação das crianças na roda de
conversa.
Referências: BNCC (2017); Luciana Melo. ( Descobrindo os transportes).
Atividade 2 – Brincadeira O ônibus da amizade
Descrição: As crianças formam uma fila segurando nos ombros do colega,
imitando um ônibus em movimento pela sala, parando em “pontos” indicados
pelo professor.
BNCC: (EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua
capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
Objetivo específico: Desenvolver o respeito ao colega, a cooperação e o
sentido de grupo.
Recursos didáticos: Música de fundo (som de ônibus), espaço demarcado.
Avaliação: Acompanhamento da capacidade de seguir regras simples e
interagir com os colegas.
Referências: BNCC (2017); Kishimoto, T. (2001). Jogos Infantis.
Profe Magda
Reviews
There are no reviews yet.