Description
Campos de Experiência da BNCC – Educação Infantil / Educação Especial
A apostila “Traçando os Animais” pode ser vinculada aos seguintes Campos de Experiência da BNCC (conforme a Base Nacional Comum Curricular):
📘 1. O Eu, o Outro e o Nós
-
Objetivo: Desenvolver a autonomia, a convivência e a interação social.
-
Habilidades:
-
(EI03EO01) Estabelecer interações respeitando a diversidade de cada colega.
-
(EI02EO02) Participar de atividades coletivas, respeitando regras simples.
-
✋ 2. Corpo, Gestos e Movimentos
-
Objetivo: Ampliar a coordenação motora fina e a organização espacial.
-
Habilidades:
-
(EI02CG01) Experimentar diferentes movimentos com as mãos e os dedos para fortalecer a motricidade fina.
-
(EI02CG02) Utilizar movimentos de pinça, preensão e traçado para atividades gráficas.
-
(EI03CG04) Produzir marcas gráficas (linhas, círculos, pontilhados).
-
🎨 3. Traços, Sons, Cores e Formas
-
Objetivo: Explorar o desenho, a cor e a criatividade.
-
Habilidades:
-
(EI01TS01) Traçar linhas e formas simples para representar elementos do mundo ao seu redor.
-
(EI02TS02) Explorar cores e texturas ao colorir desenhos e imagens.
-
(EI03TS03) Representar figuras familiares (como animais) em atividades artísticas.
-
👁️🗨️ 4. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
-
Objetivo: Nomear os animais, ampliar o vocabulário e fortalecer a comunicação.
-
Habilidades:
-
(EI02EF01) Nomear animais representados em imagens.
-
(EI03EF02) Compartilhar ideias sobre o que desenhou ou pintou.
-
🔎 Observações para Educação Especial
-
As atividades favorecem o desenvolvimento global, com foco em:
-
Coordenação motora fina 🖍️
-
Atenção e concentração 🧠
-
Criatividade e percepção visual 🎨
-
Inclusão e participação lúdica 💞
-
Reviews
There are no reviews yet.