Produção de texto com dobradura

Chegou por aqui o queridinho das professoras do anos iniciais!

Recurso para você imprimir e ensinar  os alunos a entenderem a sequência narrativa (início, meio e fim) por meio de uma atividade interativa, conectando a escrita e o desenho de forma lúdica e concreta.

Additional information

R$ 2,00

Quantity:
+ -
Compartilhar este material
Picture of Juliana Rossi

Juliana Rossi

Description

Prof!

Sempre gostei de estratégias que envolvessem os alunos ativamente no processo de aprendizagem, por isso, deixo aqui esse presentinho: uma dica de como trabalhar a produção de texto de maneira envolvente e significativa. Se gostar do material, poste e marque @prof.julianarossi.

A Viagem do Peixinho – Criando um Mapa da História

Objetivo:

Ajudar os alunos a entenderem a sequência narrativa (início, meio e fim) por meio de uma atividade interativa, conectando a escrita e o desenho de forma lúdica e concreta.

Descrição da Atividade:

Os alunos irão criar um mapa ilustrado da jornada do peixinho Azul pelo fundo do mar. Essa atividade combina a criatividade, o desenho e a construção textual, com foco em contar uma história organizada e sequenciada.

Introdução com Leitura Guiada:

A professora lê a história “A Aventura no Fundo do Mar” em voz alta, acompanhando com imagens de peixinhos, polvo, golfinhos, corais, etc. Isso ajuda a contextualizar os alunos e despertar o interesse pela narrativa.

Ao final da leitura, a professora pergunta aos alunos: “Como o peixinho começou a aventura?”, “O que aconteceu no meio?”, “O que ele encontrou no fim?”

Criação do Mapa:

Cada aluno recebe uma folha grande (ou cartolina dividida em três partes: início, meio e fim) e é incentivado a desenhar a jornada do peixinho por três lugares no fundo do mar.

Início: Desenham o peixinho no ponto de partida, como corais ou a casa dele.

Meio: Desenham o encontro do peixinho com o polvo gigante, brincando de esconde-esconde.

Fim: Desenham o baú do tesouro que o peixinho encontra com seus amigos.

Construção Textual:

Após cada desenho, a professora orienta os alunos a escreverem uma frase curta descrevendo o que aconteceu em cada parte (início, meio e fim). As frases podem ser coletivas no início, e a professora pode oferecer apoio visual no quadro, com palavras-chave e frases-modelo, como:

Início: “O peixinho Azul saiu de casa para nadar com seus amigos.”

Meio: “Ele encontrou um polvo gigante e brincou com ele.”

Fim: “No fim, o peixinho achou um tesouro com pérolas brilhantes.”

Apresentação do Mapa:

Ao final, cada aluno pode apresentar seu mapa e contar a jornada do peixinho, explicando os desenhos e as frases, reforçando o conceito de sequência de uma história.

Em seguida cada criança pode reescrever sua história na folha pautada, anexa ao material.

Dicas para a Professora:

Envolvimento Coletivo: A professora pode começar a atividade no quadro, desenhando com a turma o início da jornada do peixinho para dar o exemplo.

Estímulo à Oralidade: Incentive os alunos a narrarem suas histórias em voz alta para a turma, valorizando a criatividade e o esforço de cada um.

Exploração Lúdica: Ao final, transforme o mapa em uma espécie de jogo: as crianças podem “viajar” pelo fundo do mar seguindo o mapa de outros colegas, ajudando a revisar a história e consolidar a sequência.

Habilidade BNCC:

EF01LP02 – Participar da produção coletiva de textos, organizando frases e sequências lógicas.

EF01LP05 – Utilizar recursos visuais para apoiar a construção de narrativas simples.

Essa atividade permite que os alunos do 1º ano se envolvam de forma criativa, conectando suas habilidades iniciais de escrita com a compreensão de estrutura narrativa, enquanto se divertem criando um “mundo subaquático” visual.

Reviews

There are no reviews yet.

Only logged in customers who have purchased this product may leave a review.

Vendor Info

  • Juliana Rossi
  • Nenhuma avaliação encontrada ainda!
  • Vendor: Juliana Rossi
  • Address: Rua Serra do Caraça 247
    Sabará
    Minas Gerais
    34515690

  • Professora dos Anos Iniciais  | Professora da Sala de Recursos | Coordenadora Pedagógica Anos Finas  e Ensino Médio | Teen Coach | Educadora Parental em Disciplina Positiva | Analista Comportamental - ABA | Neuropsicopegagoga|

    Trabalho na área da educação desde 1993. Sou criativa e inovadora e quero compartilhar com vocês materiais para alfabetizar crianças neuro divergentes de forma lúdica.

    Para os docentes que trabalham com adolescentes, compartilho  atividades para melhorar o engajamento das aulas com temas atuais valorizando o desenvolvimento socioemocional.

    Aqui você vai encontrar atividades gratuitas e atividades com precinho acessível!

    Me siga nas redes sociais

    @juliana_srossi

    @prof.julianarossi