Produção de texto com dobradura

Chegou por aqui o queridinho das professoras do anos iniciais!

Recurso para você imprimir e ensinar  os alunos a entenderem a sequência narrativa (início, meio e fim) por meio de uma atividade interativa, conectando a escrita e o desenho de forma lúdica e concreta.

Informação adicional

Grátis!

Quantity:
+ -
Compartilhar este material
Picture of Juliana Rossi

Juliana Rossi

Descrição

Prof!

Sempre gostei de estratégias que envolvessem os alunos ativamente no processo de aprendizagem, por isso, deixo aqui esse presentinho: uma dica de como trabalhar a produção de texto de maneira envolvente e significativa. Se gostar do material, poste e marque @prof.julianarossi.

A Viagem do Peixinho – Criando um Mapa da História

Objetivo:

Ajudar os alunos a entenderem a sequência narrativa (início, meio e fim) por meio de uma atividade interativa, conectando a escrita e o desenho de forma lúdica e concreta.

Descrição da Atividade:

Os alunos irão criar um mapa ilustrado da jornada do peixinho Azul pelo fundo do mar. Essa atividade combina a criatividade, o desenho e a construção textual, com foco em contar uma história organizada e sequenciada.

Introdução com Leitura Guiada:

A professora lê a história “A Aventura no Fundo do Mar” em voz alta, acompanhando com imagens de peixinhos, polvo, golfinhos, corais, etc. Isso ajuda a contextualizar os alunos e despertar o interesse pela narrativa.

Ao final da leitura, a professora pergunta aos alunos: “Como o peixinho começou a aventura?”, “O que aconteceu no meio?”, “O que ele encontrou no fim?”

Criação do Mapa:

Cada aluno recebe uma folha grande (ou cartolina dividida em três partes: início, meio e fim) e é incentivado a desenhar a jornada do peixinho por três lugares no fundo do mar.

Início: Desenham o peixinho no ponto de partida, como corais ou a casa dele.

Meio: Desenham o encontro do peixinho com o polvo gigante, brincando de esconde-esconde.

Fim: Desenham o baú do tesouro que o peixinho encontra com seus amigos.

Construção Textual:

Após cada desenho, a professora orienta os alunos a escreverem uma frase curta descrevendo o que aconteceu em cada parte (início, meio e fim). As frases podem ser coletivas no início, e a professora pode oferecer apoio visual no quadro, com palavras-chave e frases-modelo, como:

Início: “O peixinho Azul saiu de casa para nadar com seus amigos.”

Meio: “Ele encontrou um polvo gigante e brincou com ele.”

Fim: “No fim, o peixinho achou um tesouro com pérolas brilhantes.”

Apresentação do Mapa:

Ao final, cada aluno pode apresentar seu mapa e contar a jornada do peixinho, explicando os desenhos e as frases, reforçando o conceito de sequência de uma história.

Em seguida cada criança pode reescrever sua história na folha pautada, anexa ao material.

Dicas para a Professora:

Envolvimento Coletivo: A professora pode começar a atividade no quadro, desenhando com a turma o início da jornada do peixinho para dar o exemplo.

Estímulo à Oralidade: Incentive os alunos a narrarem suas histórias em voz alta para a turma, valorizando a criatividade e o esforço de cada um.

Exploração Lúdica: Ao final, transforme o mapa em uma espécie de jogo: as crianças podem “viajar” pelo fundo do mar seguindo o mapa de outros colegas, ajudando a revisar a história e consolidar a sequência.

Habilidade BNCC:

EF01LP02 – Participar da produção coletiva de textos, organizando frases e sequências lógicas.

EF01LP05 – Utilizar recursos visuais para apoiar a construção de narrativas simples.

Essa atividade permite que os alunos do 1º ano se envolvam de forma criativa, conectando suas habilidades iniciais de escrita com a compreensão de estrutura narrativa, enquanto se divertem criando um “mundo subaquático” visual.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Informações do Autor

  • Juliana Rossi
  • Nenhuma avaliação encontrada ainda!
  • Autor: Juliana Rossi
  • Endereço: Rua Serra do Caraça 247
    Sabará
    Minas Gerais
    34515690

  • Professora dos Anos Iniciais  | Professora da Sala de Recursos | Coordenadora Pedagógica Anos Finas  e Ensino Médio | Teen Coach | Educadora Parental em Disciplina Positiva | Analista Comportamental - ABA | Neuropsicopegagoga|

    Trabalho na área da educação desde 1993. Sou criativa e inovadora e quero compartilhar com vocês materiais para alfabetizar crianças neuro divergentes de forma lúdica.

    Para os docentes que trabalham com adolescentes, compartilho  atividades para melhorar o engajamento das aulas com temas atuais valorizando o desenvolvimento socioemocional.

    Aqui você vai encontrar atividades gratuitas e atividades com precinho acessível!

    Me siga nas redes sociais

    @juliana_srossi

    @prof.julianarossi