Description
Olá profiss!! Apresento a vocês o PLANO SEMANAL DE REVISÃO DAS VOGAIS para crianças de 4 a 5 anos, totalmente alinhado à BNCC! Logo abaixo,, destaco as atividades de segunda-feira, que tornarão a aprendizagem das vogais divertida e envolvente. O arquivo original inclui cartões com as vogais e Libras, cinco quebra-cabeças, cartões para explorar palavras e imagens que começam com cada vogal, além de 10 brincadeiras e uma história inédita sobre o tema. Não perca a oportunidade de enriquecer suas aulas com este material incrível! Junte-se a nós na construção de um aprendizado lúdico e significativo! Com essas atividades interativas, suas crianças irão aprender brincando, desenvolvendo o reconhecimento das vozes de forma natural e divertida. Transforme suas aulas com esse conteúdo criativo e completo!
Atividades do dia de segunda-feira:
Segunda-feira:
Atividade 1: Caça às Vogais
BNCC: (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Objetivo Específico:
Promover o reconhecimento visual das vogais e incentivar a associação de cada vogal com palavras que iniciam com a mesma, desenvolvendo a percepção auditiva e a ampliação do vocabulário de forma lúdica.
Descrição:
As crianças irão participar de uma “caça às vogais” na sala de aula. Serão espalhadas fichas coloridas com as letras das vogais por toda a sala. Cada criança deverá encontrar uma ficha, identificar qual vogal é e dizer uma palavra que começa com essa vogal.
Duração: 30 minutos
Recursos Didáticos: Fichas coloridas com os vogais, imagens de objetos que começam com os vogais.
Avaliação: Observar se a criança regularmente e nomeia corretamente as vogais encontradas e relacionadas com palavras do dia a dia.
Atividade 2: Pintura de Vogais
BNCC: (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
Objetivo Específico:
Estimular o reconhecimento das vogais através de atividades manuais e sensoriais, promovendo a associação entre cores e letras, desenvolvendo a coordenação motora fina e a percepção visual, além de incentivar a criatividade e a organização durante o processo de colagem.
Descrição:
Cada criança receberá uma folha com os cinco vogais desenhados de forma grande. Elas irão pintar as letras e, em seguida, colar pequenos pedaços de papel crepom da cor correspondente a cada vogal (A – Vermelho, E – Amarelo, I – Azul, O – Verde, U – Laranja).
Duração: 30 minutos
Recursos Didáticos: Folhas com as vogais impressas, papel crepom colorido, cola e lápis de cor.
Avaliação: Acompanhar a coordenação motora ao manusear o papel crepom e verificar se as crianças recebem identificar os vogais e seus núcleos associados.
Professora Magda Moreira
Reviews
There are no reviews yet.