Description
Esta atividade de arte vem como finalização de uma dinâmica que pode ser desenvolvida nos primeiros dias de aula e que pode ser retomada várias vezes durante o semestre, e tem como objetivo o levantamento de metas individuais para o semestre.
Dinâmica: “Caminhando para o Sucesso”
Objetivo da Dinâmica: Desenvolver habilidades socioemocionais, promover a autorreflexão e estimular o planejamento para o semestre, focando no crescimento pessoal, engajamento escolar e estratégias de estudo.
Materiais Necessários:
- Papel em branco
- Canetas coloridas
- Fitas adesivas
- Cartolinas ou murais
Passo a Passo:
1. Introdução (15 minutos):
- Inicie a aula destacando a importância do planejamento pessoal para alcançar objetivos e crescer ao longo do semestre.
- Explique que a dinâmica visa explorar os planos dos alunos para o semestre, integrando elementos socioemocionais.
2. Icebreaker – “Conhecendo Nossas Fortalezas” (20 minutos):
- Peça que cada aluno escreva em um papel uma qualidade pessoal que considera uma fortaleza.
- Em seguida, peça que compartilhem suas fortalezas em pequenos grupos, destacando como essas qualidades podem contribuir para o sucesso no semestre.
3. Atividade de Visualização (15 minutos):
- Guie os alunos em uma breve atividade de visualização. Peça que fechem os olhos e imaginem o final do semestre, visualizando o que alcançaram e como se sentem.
- Incentive-os a refletir sobre conquistas acadêmicas, crescimento pessoal e relacionamentos.
4. Cartaz dos Objetivos (30 minutos):
- Distribua a atividade impressa
- Peça que cada aluno demonstre, através de desenhos ou palavras no estilo lettering seus objetivos para o semestre. Eles podem incluir metas acadêmicas, emocionais e sociais.
- Incentive o uso de cores, desenhos e palavras-chave para tornar a atividade significativa.
5. Compartilhamento e Discussão em Grupo (20 minutos):
- Crie uma galeria com os desenhos dos alunos.
- Permita que cada aluno compartilhe sua atividade com a turma, explicando as escolhas feitas.
- Após cada apresentação, promova discussões sobre como os colegas podem apoiar uns aos outros no alcance de seus objetivos.
6. Comprometimento e Ação (10 minutos):
- Conclua a dinâmica incentivando os alunos a escolherem uma ação específica que tomarão nos próximos dias para iniciar o caminho em direção aos seus objetivos.
- Pode ser algo pequeno, como criar uma rotina de estudos, participar mais ativamente em aula, ou estabelecer metas diárias.
7. Reflexão Final (10 minutos):
- Termine a atividade com uma breve reflexão em sala de aula. Peça aos alunos que compartilhem como se sentem após a dinâmica e o que aprenderam sobre si mesmos e sobre seus colegas.
Essa dinâmica visa promover um ambiente positivo, construtivo e colaborativo na sala de aula, incentivando o crescimento pessoal e acadêmico ao longo do semestre.
Dalva Ferraz (verified owner)
Muito criativo e funcional! `Parabéns.
Dani Muraska (verified owner)
Que incrível!!!!!!!