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Para quem quer comprar

Para comprar o seu material ou recurso educacional aqui no Tá Pronto é extremamente fácil. Comece clicando no botão “Criar minha conta” acima ou pode ir diretamente clicando aqui

Para criar a sua conta, basta ir ao campo “Registrar”, inserir o seu endereço de e-mail e selecionar a opção “Quero comprar materiais educacionais” e, depois, clicar em “Registrar”.

Com a sua conta criada, você pode navegar pelo nosso site usando o menu acima ou procurar os recursos educacionais diretamente pela barra de busca.

Se o recurso for gratuito, basta clicar em “Adquirir” para adicioná-lo ao seu carrinho. Clique, depois, no ícone do carrinho de compras no canto superior direito, ou na opção “Ver carrinho” que irá surgir. Confira se está tudo certo e clique em “Continuar para a finalização de compra”. Na página de checkout, confira se está tudo certo e, então, clique em “Finalizar pedido”. Tá pronto!

Se o recurso for pago, o processo é bem parecido. Basta clicar em “Comprar” para adicioná-lo ao seu carrinho. Clique no ícone do carrinho de compras no canto superior direito, ou na opção “Ver carrinho” que irá surgir. Confira se está tudo certo e clique, depois, em “Continuar para a finalização de compra”. Na página de checkout, confira se está tudo certo. Em Forma de pagamento, escolha entre as opções de cartão de crédito (inserindo todos os dados) ou pix (o QR code será mostrado em seguida). Agora, basta clicar em “Finalizar pedido”. Tá pronto!

Não! O nosso site também é composto por materiais voltados para as áreas de educação social e corporativa, além de atividades que também se encaixam nas esferas de educação indígena e quilombola.

O nosso site possui duas formas de pagamento. São elas:

  1. Cartão de crédito – aqui, você pode pagar à vista ou parcelar a sua compra em até 6x sem juros, sendo R$10,00 o valor mínimo permitido na parcela;
  2.  PIX – transferência de dinheiro em tempo real, bem rápida e prática!

O Tá Pronto comercializa apenas materiais e recursos didáticos digitais. Por isso, o recebimento dos seus materiais é imediato. Assim que sua compra for aprovada, você já será direcionado para a página com o link de acesso aos materiais e ainda receberá os mesmos links por e-mail. Você também pode acessar os links de todos os seus pedidos na nossa página “Pedidos”, basta clicar aqui.

Sim.Código de Defesa do Consumidor prevê que você tem direito a solicitar a devolução do valor pago em até 7 dias corridos após a realização da sua compra. Para solicitar a devolução do valor pago, acesse o nosso suporte clicando aqui e informe o número do pedido, o nome do produto (ou produtos) que deseja cancelar e o motivo do cancelamento.

Poxa! Sentimos muito por você ter tido essa experiência com os nossos produtos. ☹

Faça o seguinte: entre em contato direto com o autor ou a autora do material e solicite que ele ou ela faça o envio da parte que estiver faltando, ou do arquivo corrigido, diretamente para o seu e-mail. 

Para falar com o autor ou a autora, é muito simples! Basta voltar à página do produto que está com o problema e acessar a opção “Dúvidas ou sugestões sobre o produto”, que fica ali junto com a descrição do produto. Ele receberá um e-mail com os seus dados e, em breve, entrará em contato.

Caso haja qualquer problema na sua comunicação com a pessoa autora, entre em contato com o suporte do Tá Pronto, formado por um time de pessoas que podem te auxiliar em cada passo dessa situação, ok?

Claro! Para entrar em contato com os(as) autores(as), você tem duas opções:

  1. Você pode acessar a loja do(a) autor(a) clicando no botão “Conheça”, abaixo do nome dele(a), e ver quais as redes sociais ele(a) disponibilizou; 
  2. Ou, ainda na página do produto, acessar a opção “Dúvidas ou sugestões sobre o produto”, que fica ali junto com a descrição do produto. Ele(a) receberá um e-mail com os seus dados e, em breve, entrará em contato.

Com certeza! O time do TP é extremamente cuidadoso com todas as suas informações e seus dados, tanto os pessoais, quanto os bancários. Nós utilizamos tecnologias de segurança, como SSL e criptografia de dados, para garantir a proteção das suas informações. Todas as transações financeiras são feitas pela Pagar.me, uma empresa do grupo Stone que conta com mais de 10 anos de experiência na área. Se quiser saber mais sobre isso, entre em contato com o nosso suporte.

Para quem quer vender

Sim! O Tá Pronto é uma plataforma de compra e venda de recursos didáticos feita para qualquer pessoa que atue na área educacional ou de treinamento corporativo, e está disponível para iniciantes em vendas de produtos on-line ou pessoas que já tenham experiência e já vendam seus recursos didáticos em outras plataformas ou através das redes sociais.

A comunidade de autores e autoras do TP é formada por docentes, facilitadores, trainers e demais profissionais da educação que querem compartilhar seus materiais didáticos e ter um espaço on-line para agregar seus conteúdos. Assim, qualquer pessoa da área da educação que queira compartilhar conhecimentos e materiais, de forma remunerada e segura, com outras pessoas da área da educação, é super bem-vinda a esse time! 

Não, você não precisa necessariamente ter uma empresa ou ser MEI para vender suas atividades na plataforma. No entanto, é importante considerar alguns pontos. Como pessoa física, você será responsável por pagar impostos sobre as vendas e deve cumprir as obrigações fiscais e legais aplicáveis, inclusive com emissão de notas fiscais das suas vendas, que pode ser feita por meio do seu CPF. Nesse caso, recomendamos que você consulte a sua prefeitura para emissão avulsa de notas fiscais.

Agora, se você planeja vender em larga escala, é altamente recomendável registrar-se como MEI (confira aqui o passo a passo), ou abrir uma empresa, para obter benefícios de pessoa jurídica. Ter uma empresa também pode transmitir uma imagem mais profissional e confiável. Portanto, é aconselhável que, antes de começar as suas vendas, você busque orientações com um contador de sua confiança para analisar qual é a melhor opção para você. Sugerimos, inclusive, que ao abrir sua empresa, você inclua as seguintes atividades na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE):

  • CNAE 4761-0/01- Comércio varejista de livros
  • CNAE 5811-5/00 – Edição de livros

A nossa relação é de 90 x 10, ou seja, 90% do valor da venda vai para você e 10% fica com a plataforma, no entanto, existem algumas taxas da plataforma de pagamento (Pagar.me) a serem recolhidas na sua venda.

O que queremos dizer com isso: 

  • O Tá Pronto fica com 10% do valor da venda e cobre os custos operacionais, as taxas de processamento e antifraude da Pagar.me, além de toda a disponibilidade da plataforma, divulgação e marketing. Você, autor ou autora, fica com 90% do valor da venda, subtraindo-se as taxas de pagamento da Pagar.me, que podem variar conforme a escolha do método de pagamento do cliente e pode variar de 1,19% (Taxa do PIX) a 3,19% (Taxa cobrada sobre o número de parcelas do o cartão de crédito – de 2 a 6 parcelas). Confira abaixo:

Clique na imagem para ampliá-la

  • Uma taxa de R$ 3,67 também é cobrada pela Pagar.me a cada transferência que você, autor(a), faz para a sua conta bancária. Por isso, recomendamos fortemente que você programe os recebimentos das suas vendas mensalmente, assim você paga a taxa apenas uma vez por mês. Se você optar pelo pagamento quinzenal, lembre-se que você vai pagar a taxa duas vezes, e se programar para recebimento diário, toda vez que você fizer uma venda e o dinheiro for para a sua conta bancária, essa taxa será cobrada.

Confira, a seguir, um exemplo de valores a receber se você fizer uma única venda neste mês e o método de pagamento escolhido pelo cliente for PIX:

Clique na imagem para ampliá-la

É importante lembrar que as pessoas autoras (você, que vende produtos na plataforma do TP) serão responsáveis por emitir suas notas fiscais (a gente te ensina a fazer isso aqui no FAQ Quero Vender, na pergunta de número 21) para o comprador de acordo com a legislação brasileira. O Tá Pronto, por sua vez, irá emitir uma Nota Fiscal para todos os autores que efetuarem vendas na plataforma do TP, referente ao valor recebido (10% sobre as vendas geradas no mês). 

Caso suas dúvidas permaneçam, entre em contato conosco clicando aqui.

Você pode vender materiais educacionais proprietários, ou seja elaborados por você, das seguintes áreas da educação:

  1. Educação Básica
    • Alfabetização;
    • Educação Infantil;
    • Ensino Fundamental – Anos Iniciais;
    • Ensino Fundamental – Anos Finais;
    • Ensino Médio;
    • Itinerários formativos.
  2. Ensino Superior
    • Graduação; 
    • Pós Graduação.
  3. Cursos livres;
  4. Ensino técnico profissionalizante;
  5. Treinamento corporativo.

Dentro dessas áreas, você pode escolher disponibilizar os mais variados tipos de recursos. Veja alguns exemplos:

  1. Atividades;
  2. Cronograma de Aulas;
  3. Dinâmicas;
  4. Jogos;
  5. Listas de exercícios;
  6. Mapas conceituais;
  7. Mapas mentais;
  8. Matriz curricular;
  9. Modelos de avaliação;
  10. Modelos de projetos;
  11. Planejamento de Aulas;
  12. Programas de treinamentos;
  13. Roteiros de aulas;
  14. Roteiros de Laboratórios;
  15. Rubricas;
  16. Sequência de slides para aulas.

Não. Todo material que você disponibilizar no TP deve ser proprietário, ou seja, totalmente desenvolvido por você no seu tempo particular, ou seja, não dedicado a qualquer instituição de Ensino. Ao criar a conta em nossa plataforma, você está de acordo com os nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Pagamento. E, conforme estabelecido nos nossos Termos de Uso, na seção “Conteúdo e uso apropriado”, o usuário é o único responsável por todo conteúdo que disponibilizar em nosso portal, garantindo que seu uso se restrinja a fins lícitos e, portanto, é terminantemente proibido publicar o conteúdo, seja por inteiro ou em partes, de outras pessoas em nosso portal. A violação dos nossos Termos de Uso acarretará a retirada do conteúdo de nosso portal, o encerramento da conta do autor responsável pela ilicitude, além das demais penalidades previstas na Lei de Direitos Autorais brasileira (Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998).

Para criar a sua conta de pessoa autora, você precisará acessar a página Minha Conta. Lá, você deve ir no campo “Registrar”, inserir o seu endereço de e-mail e selecionar a opção “Quero vender materiais educacionais”. A plataforma irá te guiar pelo processo, solicitando os seus dados. Mas se você tiver alguma dificuldade, pode acompanhar o nosso Tutorial Criando sua Conta.

Sim. Assim que você criar a sua conta de pessoa autora, você já estará criando a sua loja. Com ela, você terá um link próprio (Ex.: https://jatapronto.com.br/autor/timeamplifica) para divulgar os seus produtos para seus clientes. Esse link é criado no momento do cadastro e não poderá ser alterado depois. Então, é extremamente importante pensar com calma antes de defini-lo. Na sua loja, estarão visíveis somente os seus produtos e você pode inserir os links das suas redes sociais, editar as imagens de perfil e de cabeçalho e a descrição, deixando a sua loja totalmente personalizada. Essas informações, bem como o nome da loja, podem ser alteradas facilmente. Para isso, acesse o menu “Configurações” no “Painel do Autor” e escolha a opção “Criação da Loja”, ou clicando aqui.

Sim. Dentro da página de cada produto, há a aba “Dúvidas ou sugestões sobre o produto”. Quando algum comprador enviar uma mensagem por lá, você será notificado por e-mail. Caso prefira, você também pode deixar suas redes sociais e o seu e-mail visíveis na sua loja. 

Para disponibilizar as suas redes sociais, acesse o menu “Configurações” no “Painel do Autor” e escolha a opção “Perfil Social”, ou clicando aqui. Agora, se você quiser deixar o e-mail visível, volte na opção “Criação da Loja” e marque a opção “Mostrar endereço de e-mail na loja”.

É muito fácil disponibilizar suas atividades no TP. Isso porque os arquivos que você irá disponibilizar devem estar no seu Google Drive, ou outra plataforma em nuvem que te permita compartilhar modelos/cópias dos seus arquivos.  Dessa forma, os arquivos não ficam armazenados no seu computador, correndo menor risco de perdas, e você ainda pode acessá-los de qualquer lugar. Sugerimos o Google Drive, pois ele é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem gratuito, e você só precisa ter uma conta Google. Se você ainda não tem uma, clique aqui e saiba como criar a sua conta.

Disponibilizando seus arquivos pelo seu Drive, você poderá sempre fazer atualizações nos seus materiais sem precisar apagar e subir novamente o arquivo na nossa plataforma. Para facilitar ainda mais a sua jornada neste começo, criamos um vídeo que te mostra como enviar os seus arquivos para o Drive, como fazer a conversão automática do ecossistema Office para o Google Workspace e como disponibilizar os links na nossa plataforma.

Não, os seus arquivos não podem ser enviados diretamente para o site. Todo material que irá disponibilizar deve estar no seu Google Drive ou outra plataforma em nuvem que te permita compartilhar modelos/cópias dos seus arquivos, facilitando, assim, o acesso, atualização e gestão dos seus materiais.

Disponibilizar os arquivos na nossa plataforma implicaria em maiores custos de armazenamento e maior trabalho para as pessoas autoras na hora de fazer atualizações, pois seria necessário apagar o arquivo e subir um novo atualizado.

Da forma como pensamos, você irá disponibilizar somente links de acesso ao seu material. E sempre que precisar atualizá-los, eles estarão no seu Drive. Se você quer entender melhor como subir seus materiais para o Drive, fazer a conversão para o Google Workspace e disponibilizar os links na plataforma, confira o passo a passo neste vídeo.

Claro! Você pode editar, tanto o arquivo, quanto às informações dele na plataforma. Como seu arquivo fica no seu Drive e disponibilizamos links de acesso, toda atualização que fizer no material será disponibilizada automaticamente para os novos clientes. Já para editar as informações de um produto na plataforma, acesse o menu “Produtos” no “Painel do Autor”, ou clicando aqui. Agora, é só encontrar o seu produto e escolher a opção “Editar”.

Sim. Você poderá, a qualquer momento, deletar um produto seu da plataforma do TP. Para isso, acesse o menu “Produtos” no “Painel do Autor”, ou clicando aqui. Agora, é só encontrar o seu produto e escolher a opção “Excluir Permanentemente”. Ou seja, essa exclusão não poderá ser revertida. Fique atento(a)!

Em geral, os primeiros produtos passam por um processo de validação na plataforma, então será necessário aguardar 24h para validação da nossa equipe. Se você já é colaborador da plataforma há mais tempo, é possível que seus produtos já sejam liberados automaticamente. Nesse caso, basta atualizar o navegador para verificar se eles já não está aparecendo para você. Se ainda assim o produto não aparecer, tente fazer um novo upload. Se o problema persistir, entre em contato com nosso time de suporte clicando aqui. 

O primeiro passo é verificar se está tudo certo com o seu produto.

Em seguida, veja se sua conta foi associada com a Pagar.me. Quando você cria sua conta, é solicitado que você insira um e-mail para vinculá-la à Pagar.me. Caso você tenha pulado essa etapa, clique aqui para acessá-la. Em Formas de Pagamento, clique em Adicionar método de pagamento e escolha Pagar.me. Insira o seu e-mail e salve. Agora, acesse o menu Pagar.me clicando aqui e preencha os dados da sua conta. Selecione a forma de recebimento e clique em Criar minha conta na Pagar.me.

Se esses dois passos estiverem corretos e você ainda esteja tendo problemas para vender um produto, entre em contato conosco clicando aqui.

Você receberá o seu pagamento diretamente na sua conta bancária. Para isso, não se esqueça de criar a integração da sua conta com a Pagar.me – basta clicar aqui e preencher os dados.

A periodicidade dos pagamentos é escolhida por você ao fazer a integração da sua conta com a Pagar.me. No menu “Pagar.me”, dentro do Painel do Autor, assim que você preenche as suas informações bancárias, há “Opções extras”. Lá, você poderá definir a frequência de recebimento. Basta escolher o dia do mês e salvar.

A nossa plataforma de pagamento é a Pagar.me, mas caso você tenha algum problema para receber as suas vendas, entre em contato, primeiramente, conosco clicando aqui.

Queremos que a sua experiência de venda no Tá Pronto seja incrível. Por isso, caso se depare com esta dificuldade, entre em contato conosco clicando aqui

Você pode gerar um cupom de desconto que será válido para os seus produtos e disponibilizar para os seus clientes, seja por motivo de alguma promoção, campanha etc. Para isso, acesse o menu “Cupons” no “Painel do Autor” e escolha a opção “Adicionar novo Cupom”, ou faça isso clicando aqui

Vamos ao passo a passo:

  • Título do cupom: é exatamente o código que deverá ser disponibilizado aos seus clientes (Ex.: PrimeiraCompra). 
  • Descrição: você pode colocar mais informações sobre esse cupom.
  • Tipo de desconto: você deve escolher se o seu cupom dará uma porcentagem (Escolha “Percentual de desconto”) ou um valor em reais (Escolha “Fixo, produto com desconto”) de desconto.
  • Quantidade: essa etapa é muito importante. Preste bastante atenção em qual tipo de desconto você selecionou na opção anterior, pois se você colocar 10, e tiver escolhido “Fixo, produto com desconto” você estará dando um desconto de R$ 10,00. Agora, se você escolheu “Percentual de desconto”, este desconto será de 10%. Então, fique atento(a)!
  • Restrição de e-mail: você pode usar para restringir o uso do cupom por algum usuário.
  • Limite de utilização: estabelece quantos cupons estão disponíveis no total (Ex.: 100 cupons).
  • Limite de uso por usuário: estabelece quantas vezes um mesmo usuário pode utilizar aquele cupom. Ex.: O normal é 1 (uma) vez.
  • Data de validade: Define o prazo de validade do seu cupom. Então, caso esteja fazendo alguma campanha, seja de aniversário da loja, volta às aulas etc., você poderá determinar uma data limite para uso do cupom.
  • Excluir itens de venda: define se esse cupom poderá ser utilizado junto com algum outro do próprio do Tá pronto. Caso ache melhor não, o aconselhável é deixar marcado.
  • Quantidade mínima: irá definir um valor mínimo da compra para aquele cupom se tornar válido. Ex.: Se você coloca o valor 10, quer dizer que o seu cupom será válido somente se o usuário tiver, no mínimo, R$ 10,00 em produtos da sua loja no carrinho. Caso ele possua menos, o cupom não será aplicado.
  • Produto: você irá definir para quais produtos aquele cupom é válido. Se for para todos, basta selecionar a opção “Selecionar todos”.
  • Aplicar para novos produtos: selecione essa opção caso queira que o cupom seja válido para novos produtos que você subir para a plataforma após a criação dele.
  • Excluir produtos: serve para você criar uma exceção de uso no cupom para algum(ns) produto(s). Então, caso você tenha selecionado todos lá no item “Produto”, agora você pode remover algum específico aqui.
  • Mostrar na loja: Quando você marca esta opção, o cupom aparece na sua loja. Aconselhamos deixar essa opção desmarcada e disponibilizar o cupom para os seus clientes de uma forma mais seletiva.

É altamente recomendado buscar o auxílio de um contador ou consultor fiscal para obter orientações mais específicas e atualizadas sobre a emissão e envio de notas fiscais no Brasil. Você também pode entrar em contato com a sua prefeitura para emitir suas notas fiscais.

A seguir, apresentamos alguns passos básicos para emitir e enviar notas fiscais no Brasil:

  1. Avalie a necessidade de fazer o seu cadastro no sistema tributário como contribuinte junto à Receita Federal do Brasil e obter um número de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
  2. Conheça as regras fiscais: familiarize-se com as regulamentações fiscais do Brasil, como o regime tributário aplicável (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real) e as obrigações específicas para a emissão de notas fiscais eletrônicas;
  3. Escolha um software emissor de notas fiscais eletrônicas (NF-e): no Brasil, a emissão de notas fiscais eletrônicas é obrigatória na maioria das transações comerciais. Portanto, escolha um software que esteja em conformidade com as normas da Secretaria da Fazenda do seu estado.
  4. Preencha as informações necessárias: ao emitir uma NF-e, você precisará preencher informações, como o seu CNPJ, razão social, endereço, código de identificação do produto ou serviço, valores, alíquotas de impostos, entre outros.
  5. Calcule os impostos: no Brasil, é necessário calcular os impostos devidos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Programa de Integração Social (PIS), além da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).
  6. Emita a nota fiscal eletrônica (NF-e): utilize o software emissor de NF-e para gerar o arquivo XML da nota fiscal, que será validado e autorizado pela Secretaria da Fazenda. Certifique-se de seguir as especificações técnicas definidas pelo órgão competente.
  7. Armazene as NF-es: guarde uma cópia das NF-es emitidas, pois elas devem ser mantidas por um período determinado pela legislação fiscal (geralmente cinco anos).
  8. Envie a NF-e ao destinatário: envie a NF-e ao destinatário da transação eletronicamente, por meio do envio do arquivo XML ou disponibilizando o acesso ao documento por meio de um portal on-line.

Lembre-se de que as informações fornecidas são uma visão geral e podem haver particularidades adicionais relacionadas à legislação tributária brasileira.

Nós, do Tá Pronto, levamos a sério a proteção e segurança dos dados pessoais de nossos clientes. Por isso, além da nossa Política de Privacidade, a hospedagem da nossa plataforma é feita no CONFIGR, uma empresa que emprega a mais alta tecnologia de automação em cloud platform para poder dedicar todo atendimento às pessoas. Além disso, contamos com um time robusto para suporte técnico.

Sobre o acesso ao site

Procure usar navegadores como o Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox e Opera, pois eles funcionam melhor em nossa plataforma.

Verifique se você ainda tem dados de internet para navegar, se for o caso adquira novos dados com a sua companhia telefônica.

Caso você tenha dados móveis de internet no seu celular, verifique se o navegador usado é compatível com o nosso site. 

Em caso de persistência do erro, você pode entrar em contato com o nosso time de suporte clicando aqui.

Não precisa. No entanto, ao aceitar os cookies, a sua experiência de navegação será otimizada.