O Dia Mundial da Água é uma data fundamental para refletirmos sobre a importância desse recurso essencial para a vida e promover a conscientização sobre a necessidade urgente de sua preservação. Em sala de aula, essa data se torna uma oportunidade valiosa para educar os alunos sobre a importância da água para o planeta e para o desenvolvimento de atitudes responsáveis em relação ao seu uso.
Dicas de como trabalhar o tema em sala de aula
Debates e discussões: Promova debates sobre a escassez de água, poluição e consumo consciente.
Projetos de pesquisa: Divida a turma em grupos para pesquisar sobre o ciclo da água, importância para a saúde, uso na agricultura e indústria, e tecnologias de tratamento e reuso.
Atividades lúdicas: Utilize jogos e brincadeiras para ensinar sobre a importância da água e como economizar.
Visitas à estações de tratamento: Organize visitas para aprendizado prático sobre o ciclo da água e os desafios de sua preservação.
Criação de materiais de divulgação: Incentive a criação de cartazes, vídeos e peças teatrais para divulgar a importância da água.
A BNCC e o Dia Mundial da Água
A temática da água pode ser abordada de forma interdisciplinar, conectando-se com diversas áreas do conhecimento e com as competências gerais da BNCC. Veja alguns exemplos:
📖 Língua Portuguesa
Leitura e produção de textos informativos, análise de campanhas de conscientização, criação de materiais de divulgação e participação em debates.
Exemplo de habilidade: (EF69LP06) – Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.
🎨 Arte
A água como inspiração para obras artísticas, como pinturas, esculturas, músicas e poemas.
Exemplo de habilidade: (EF69AR31) – Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
🧪 Ciências da Natureza
Estudo dos ecossistemas, ciclo da água, importância para os seres vivos, poluição e tecnologias de tratamento e reuso.
Exemplo de habilidade: (EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
🌎 Geografia
A água na organização do espaço geográfico, influenciando a distribuição da população, atividades econômicas e relações sociais.
Exemplo de habilidade: (EF08GE01) – Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
🔢 Matemática
Coleta, organização e análise de dados sobre consumo e desperdício de água, criação de gráficos e tabelas, resolução de problemas envolvendo o uso da água.
Exemplo de habilidade: (EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
O Dia Mundial da Água está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial com o ODS 6 – Água potável e saneamento, que busca assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, bem como o ODS 14 – Vida na água, que busca conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
O amplifica possui diversos recursos criados para o simplifica que lhe auxiliam a trabalhar esse tema em diversas disciplinas. Confira abaixo:
🚰 ODS 6 – Água potável e saneamento: clique aqui e conheça os recursos.
🐠 ODS 14 – Vida na água: clique aqui e conheça os recursos.
Gostou desse tema?
Então não deixe de conferir outros recursos do Dia Mundial da Água:
💧 DIA DA ÁGUA – Jogo de tabuleiro: Salve a Gota
Você já pensou em ensinar as crianças sobre a importância da água de forma lúdica e envolvente? Com o jogo “Salve a Gota!”, elas aprendem brincando!
Acesse agora: https://tpp.vc/6eak
💧 Dia Mundial da Água: Plano de Aula + Atividades para imprimir
Plano de aula e atividades para descobrir os segredos da água, conscientizar sobre a preservação da água e cultivar valores de responsabilidade ambiental.
Acesse agora: https://tpp.vc/66fd
💧 Baralho do Dia Mundial da Água
Baralho para dinâmica do Dia Mundial da Água! Realize uma atividade para conscientização da preservação da água usando esse baralho.
Acesse agora: https://tpp.vc/lmny
Explore mais recursos clicando aqui!