O que nos move é a transformação da educação.
Somos especializados em juntar educação com mídia, tecnologia e inovação. Mas, cuidando de fazer as coisas na medida certa, conhecendo o chão da escola brasileira, e os recursos com os quais professores, técnicos e gestores da educação contam no seu dia a dia.
Oferecemos conteúdo, planos de aula, roteiros de atividades, repertório de metodologias educacionais e e criativas, cursos por mediação tecnológica, que são pensados para quem põe a mão na massa, valorizando o que cada um já sabe e viveu.
Além destes materiais, também oferecemos assessoria para projetos educacionais públicos e privados; desenvolvimento de conteúdo e material pedagógico sob encomenda (inclusive para treinamento e educação corporativa); projetos e formação de professores para Educação de Jovens e Adultos; implementação de estratégias de Ensino Híbrido e Ensino Online em escolas e redes; e disciplinas online para serem ofertadas por faculdades e universidades em seus cursos de Pedagogia, Design e Comunicação.
No mundo acadêmico atuamos com ensino, pesquisa, desenvolvimento de conteúdo e orientação de trabalhos nos campos que interagem educação, mídia, tecnologia e inovação. As principais áreas de interesse são:
Arte, educação e tecnologias de informação e comunicação;
Educação e comunicação
Práticas de mediação da aprendizagem
História das práticas de mediação da aprendizagem que envolvem educação, comunicação e tecnologias
Com a intensificação da presença de tecnologia no ambiente na educação formal, temos trabalhado para a consolidação de um campo emergente que denominamos como design da experiência de aprendizagem.
Expandindo as fronteiras supostamente colocadas por territórios conceituais como: Ensino Tradicional, Ensino Online e Ensino Híbrido. A busca é por caminhos que façam interagir alta tecnologia e matrizes culturais: “quebrar a pureza matemática dos algoritmos com a riqueza cultural dos territórios de aprendizagem” (João Alegria). É o tal do borogodó.
O embasamento conceitual das iniciativas do Borogodó vem do trabalho de pesquisa do prof. Dr. João Alegria. E tudo começou com sua Tese de Doutorado
ALEGRIA, João. O livro de imagens luminosas. Jonathas Serrano e a gênese da cinematografia educativa no Brasil [1889-1937]. Orientadora Profa. Dra. Rosália Maria Duarte. Rio de Janeiro, Programa de Pós Graduação em Educação do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio, Fevereiro de 2008. 251p. Tese de Doutorado.
ESSE trabalho dedica-se à determinação e ao estudo da gênese da cinematografia educativa no Brasil, no Rio de Janeiro, entre 1889 e 1937, colocando em relevo as contribuições feitas pelo professor Jonathas Serrano (foto) a este processo. Referências da Educação, Comunicação e História foram aportadas durante a realização da pesquisa, tendo como principal substrato teórico o conceito de apropriação, tomado de empréstimo à obra de Michel de Certeau.
Do ponto de vista teórico-metodológico os resultados relatados apontam para a emergência de um novo objeto de estudos em ciências humanas e sociais, especificado como história das formulações e práticas educacionais resultantes das interações entre comunicação e educação.
Com a investigação empreendida foi possível afirmar a ocorrência de práticas educacionais envolvendo tecnologias da comunicação, presentes na cidade do Rio de Janeiro já nas três primeiras décadas do século XX; identificar e descrever a metodologia destas práticas em sala de aula e definir os contornos do conceito de cinematografia educativa, da maneira como foi formulado e experimentado no período em estudo.
A cinematografia educativa não se limitou ao uso didático do filme, abrangendo uma grande diversidade de tecnologias e processos da comunicação disponíveis então, inclusive com a realização de narrativas audiovisuais autorais sob a coordenação de professores e alunos da rede pública de instrução escolar.
Nenhum produto encontrado nesta fornecedor!