Olá, tudo bem!

Sejam muito bem-vindos a este espaço! Gostaria de me apresentar a vocês.

Sou professora há mais de 20 anos na área de tecnologia, e minha trajetória foi moldada pela preocupação em relação às dificuldades que muitas pessoas enfrentam ao lidar com a informática. Sempre pensei no impacto positivo que superar essas barreiras poderia ter na vida dos meus alunos, e é com orgulho que posso dizer que já ensinei desde jovens de 12 anos até pessoas com 80. Essa diversidade de experiências me ajudou a aprimorar minha didática, buscando sempre soluções práticas e engajadoras. Ao longo da minha carreira, atuei em cursos de qualificação profissional, cursos técnicos, graduação e pós-graduação.

Durante a pandemia, ficou claro para mim o quanto a informática ainda estava distante da educação básica e o quanto muitos professores nessa área ainda enfrentavam dificuldades. Isso me levou a aprofundar meus estudos em tecnologias educacionais, buscando maneiras de apoiar esses profissionais, que mesmo após a pandemia, continuam precisando de suporte.

Atualmente, sou Diretora do Centro de Inovação e Tecnologia Educacional da rede municipal de ensino onde atuo, com foco na educação infantil, ensino fundamental e EJA. Nessa função, sou responsável por desenvolver metodologias que integram tecnologia ao ensino, além de oferecer mentoria a professores que buscam atualizar seus planos de aula ou projetos educacionais com o uso de tecnologia. Fui também a criadora da Maratona Tecnológica, que combina arte, storytelling, tecnologia e metodologia de ensino para crianças de 4 a 8 anos, e da Maratona Agente do Bem, que visa recrutar adolescentes para o combate ao bullying nas escolas. Acredito firmemente que a tecnologia e as metodologias ativas são essenciais para engajar os alunos e iniciar de forma eficaz o processo de aprendizagem, além de ensinar o uso responsável da tecnologia para crianças e jovens.

Ao participar da Academia de Autores no Amplifica, percebi que muitos recursos educacionais que desenvolvi para ilustrar conceitos aos professores poderiam alcançar um público ainda maior. Assim, decidi iniciar essa jornada aqui no “Tá Pronto”. A ideia é que os professores que utilizarem meus recursos educacionais possam me dar um retorno nas redes sociais com a hashtag #engajaprof, para que eu saiba que meu trabalho fez a diferença!

Professora Luciana Schmitz
@proflucianaschmitz