Description
Olá Professores, apresentamos o PLANO SEMANAL MEIOS DE TRANSPORTES para crianças de 4 a 5 anos, totalmente alinhado à BNCC. O arquivo oferece duas atividades lúdicas diárias, organizadas por campos de experiência, com objetivos específicos, descrições detalhadas, recursos, avaliações e referências.
Além disso, traz 10 atividades extras criativas que ampliam o aprendizado de forma prazerosa. Como bônus, inclui um Bingo dos Transportes com 15 cartelas para colorir e reutilizar em diferentes momentos, tornando o recurso ainda mais versátil. Um material completo, prático e inspirador para enriquecer suas aulas e transformar o aprendizado em experiências significativas.
Amostra grátis das atividades de Segunda-feira:
KIT PLANO SEMANAL MEIOS DE TRANSPORTES 2025
4 A 5 ANOS
Objetivo geral da semana
Proporcionar às crianças experiências lúdicas e educativas que ampliem o conhecimento sobre diferentes meios de transporte, suas funções e importância no cotidiano, estimulando a convivência, a imaginação, a expressão artística, a linguagem e o raciocínio lógico.
Dica de história infantil da semana
O carro vrum – Jane Prado – Clique aqui
Sugestão de música: – Clique aqui
Segunda-feira
Conteúdos abordados do dia: Transportes terrestres e convivência em grupo
Campos de experiência: O eu, o outro e o nós
Atividade 1 – Jogo da roda dos transportes
As crianças se sentam em roda. O professor mostra cartões de transportes terrestres (ônibus, carro, bicicleta, trem). Cada criança compartilha se já usou ou viu. O grupo imita o som de cada transporte juntos. O objetivo é estimular a expressão e o respeito à fala do outro.
- BNCC: (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
- Objetivo específico: Reconhecer diferentes transportes terrestres e compartilhar vivências.
- Recursos didáticos: Cartões ilustrados.
- Avaliação: Observação da participação e interação.
- Referência: BNCC, Orthof (histórias infantis).
Atividade 2 – Brincadeira Quem vai de carona?
Uma criança finge ser um carro e escolhe colegas para “carona”. Devem se organizar em duplas ou trios, respeitando regras simples. Estimula cooperação, espera da vez e convivência.
- BNCC: (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
- Objetivo específico: Desenvolver cooperação e trabalho em equipe.
- Recursos didáticos: Espaço livre na sala ou pátio.
- Avaliação: Participação e respeito às regras.
- Referência: BNCC, Kishimoto (2002) sobre brincadeiras.
Profe Magda
Reviews
There are no reviews yet.