Description
Olá, queridos professores!
Apresento a vocês o KIT PLANO SEMANAL – SEMANA DO TRÂNSITO, especialmente elaborado para turmas de 4 e 5 anos, totalmente alinhado à BNCC. Esse material foi desenvolvido para facilitar o seu planejamento e enriquecer suas aulas de forma prática e envolvente.
No kit, você encontrará um plano semanal completo, com duas atividades lúdicas por dia, organizadas por campos de experiências e acompanhadas dos respectivos códigos da BNCC. Além disso, incluímos 10 atividades extras que tornam o aprendizado ainda mais criativo e dinâmico.
E tem mais! Como bônus exclusivo, você receberá o Jogo Caminho Seguro, pronto para imprimir e aplicar com sua turma, tornando o aprendizado sobre trânsito divertido e significativo.
Amostra grátis do dia de Segunda-feira:
Tema do plano semanal: Semana do Trânsito – Aprendendo regras de convivência e segurança no trânsito
Objetivo geral da semana: Conscientizar as crianças, de forma lúdica e significativa, sobre a importância das regras de trânsito, do respeito ao outro e da segurança em diferentes espaços de circulação.
Dica de história infantil em vídeo: O carro vrum Clique aqui
Segunda-feira
Conteúdos abordados do dia: Respeito às regras de convivência no trânsito e a importância da cooperação.
Campo de experiência: O eu, o outro e o nós
Atividade 1: Jogo dos Sinais de Trânsito
BNCC: (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
Descrição: As crianças participam de um jogo em roda, em que seguram cartões com imagens de sinais (pare, siga, pedestre). Ao comando do professor, elas devem agir de acordo com o sinal. Estimula a convivência, a cooperação e o respeito às regras.
Objetivo específico: Reconhecer e respeitar sinais básicos de trânsito.
Recursos didáticos: Cartazes de sinais, espaço amplo.
Avaliação: Observação da participação, compreensão e respeito às regras.
Referência: BNCC – Campo de experiência O eu, o outro e o nós (EI03EO03)
Atividade 2: Histórias em Roda – Quem Respeita, Ganha Amigos
BNCC: (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Descrição: A professora conta uma pequena história criada com personagens que não respeitam o trânsito, causando confusão. Depois, as crianças opinam sobre o que poderia mudar. Enfatiza o respeito às diferenças e à convivência saudável no coletivo. (50 palavra
Objetivo específico: Refletir sobre atitudes respeitosas no trânsito e no convívio.
Recursos didáticos: Livro ou história criada, roda de conversa.
Avaliação: Registro oral das falas e reflexões das crianças.
Referência: BNCC – EI03EO02.
Profe Magda
Reviews
There are no reviews yet.