Description
Olá profiss!! Apresento o Plano Semanal “A Família” para crianças de 2 a 3 anos, cuidadosamente alinhado à BNCC e perfeito para a educação infantil! Logo abaixo,, você verá as atividades de segunda, uma amostra grátis para você perceber como será até sexta-feira. O arquivo completo traz 3 atividades lúdicas diárias, 10 atividades adicionais e 3 jogos temáticos cativantes: o jogo da memória “Minha Família,” o interativo “Quem é Quem?” e o encantador “Família dos Animais.” Cada recurso foi elaborado para promover o vínculo afetivo e o desenvolvimento integral das crianças. Um material pensado para facilitar seu planejamento e enriquecer a experiência das crianças em sala de aula! Com este plano, você terá uma semana repleta de atividades envolventes, ajudando as crianças a reconhecer os membros da família e fortalecer laços afetivos.
Amostra grátis do dia de segunda-feira:
1. Painel da Família
- BNCC: (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
- Objetivo: Reconhecer e identificar os membros da própria família através de fotos.
- Descrição da Atividade: Solicite aos pais que enviem fotos dos familiares para compor um “Painel da Família”. Na roda, cada criança terá a oportunidade de mostrar as fotos e dizer quem são as pessoas representadas. A professora estimulará o vocabulário, perguntando nomes e como a criança se sente com cada membro da família.
- Duração: 30 minutos
- Recursos Didáticos: Fotos de familiares, cartolina, adesivos.
- Avaliação: Observar a capacidade de identificação e nomeação dos membros da família, bem como a expressão de sentimentos.
2. Brincando de Casinha
- BNCC: (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- Objetivo: Reproduzir o cotidiano familiar, incentivando a socialização e a expressão de sentimentos.
- Descrição da Atividade: Montar um “cantinho da família” com brinquedos e objetos que representam o ambiente doméstico (panelas, pratos, copos, bonecos que representam familiares). As crianças poderão brincar livremente, imitando atividades diárias como cozinhar, cuidar dos bonecos, e compartilhar refeições. A interação educadora, questionando quem é o “papai”, “mamãe”, ou outros pais na brincadeira.
- Duração: 30 minutos
- Recursos Didáticos: Miniaturas de bonecas domésticas, bonecos.
- Avaliação: Observar a interação entre as crianças e o uso de linguagem para identificar papéis familiares e expressar afeto.
3. Contação de Histórias com Fantoches
- BNCC: (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
- Objetivo: Incentivar a compreensão e valorização da família através de histórias.
- Descrição da atividade: A professora contará uma história sobre uma família com o uso de fantoches representando diferentes membros. Após a história, estimulará uma conversa sobre os personagens, perguntando quem são os “pais”, “irmãos” ou “avós”. As crianças também terão a chance de manipular as fantasias e representar suas próprias famílias.
- Duração: 20 minutos
- Recursos Didáticos: Fantoches representando membros da família.
- Avaliação: Verificar o envolvimento da criança com a história, a compreensão sobre os papéis familiares e a habilidade de identificar os membros da própria família nos fantoches.
Avaliação
A avaliação será realizada de forma contínua e observacional, focando na participação das crianças e na capacidade de identificar e expressar sentimentos em relação aos membros da família. A interação social e o desenvolvimento da linguagem também serão coletados, verificando o progresso na nomeação de familiares e na expressão de afeto.
Referências
- Brasil. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação, 2017.
- KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação . São Paulo: Cengage Learning, 2010.
- VYGOTSKY, Lev S. A Formação Social da Mente . São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Professora Magda Moreira
Reviews
There are no reviews yet.