Description
Apresento um plano semanal de Língua Portuguesa sobre a Independência do Brasil, ideal para alunos do 1º e 2º ano, totalmente alinhado à BNCC. O plano completo inclui 12 atividades lúdicas criativas, cuidadosamente elaboradas para engajar os alunos enquanto aprofundam seu conhecimento sobre a Independência do Brasil. Perfeito para transformar suas aulas e garantir um aprendizado significativo! Esse plano traz dinamismo e engajamento para a sala de aula, ajudando a despertar o interesse dos alunos pela história do Brasil, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas habilidades linguísticas de forma criativa e alinhada às diretrizes educacionais.
Logo abaixo, destacarei as atividades de segunda-feira, que servem como exemplo do que será desenvolvido até sexta-feira:
Segunda-feira
BNCC:
- (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
Práticas de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Objetos de conhecimento: Estratégia de leitura; antecipação, inferência e verificação
- (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
Práticas de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Objetos de conhecimento: Estratégia de leitura; Localizar informações explícitas
Objetivo Específico:
Compreender a importância do Dia da Independência do Brasil e identificar informações principais em um texto informativo.
Atividades Lúdicas:
- Leitura Coletiva e Diálogo:
- Descrição: Os alunos serão divididos em duplas para lerem um pequeno texto informativo sobre a Independência do Brasil. Após a leitura, cada dupla receberá três perguntas sobre o texto e deverá discutir com seu parceiro antes de responder. Em seguida, haverá uma roda de conversa onde cada dupla compartilhará suas respostas com a turma.
- Duração: 40 minutos.
- Recursos Didáticos: Texto impresso, perguntas em cartões.
- Jogo de Perguntas e Respostas:
- Descrição: O professor organizará um jogo de perguntas e respostas baseado no texto lido. Cada equipe receberá uma ficha para anotar as respostas. A equipe que acumular mais pontos ao final do jogo será a vencedora.
- Duração: 30 minutos.
- Recursos Didáticos: Fichas de respostas, cartões com perguntas.
Avaliação:
Observação da participação dos alunos na leitura em duplas e nas discussões, bem como a correção das respostas do jogo.
Reviews
There are no reviews yet.