Description
Hoje, trago um plano semanal sobre o Dia da Amazônia para crianças de 2 a 3 anos, totalmente alinhado à BNCC. Esse plano foi cuidadosamente elaborado para engajar os pequenos enquanto exploram a rica biodiversidade da Amazônia, promovendo o desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo. Além disso, o arquivo completo inclui 10 atividades lúdicas extras sobre o tema Amazônia, oferecendo ainda mais opções para enriquecer suas aulas. Essas atividades são criativas, fáceis de aplicar, e ideais para estimular a curiosidade e o amor pela natureza desde cedo. Aproveite esta oportunidade para trazer a magia da floresta amazônica para sua sala de aula e proporcionar uma experiência educativa única e envolvente para seus alunos!
Logo abaixo, destacarei as atividades do dia de segunda-feira, para você ter uma ideia de como será de Terça a Sexta-feira:
Segunda-feira: A Floresta Amazônica
BNCC:
(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
Objetivo Específico:
Reconhecer a diversidade da vegetação amazônica e sua importância para o ecossistema.
Atividades Lúdicas:
Explorando a Floresta (30 minutos)
Descrição:
Leve as crianças para o pátio ou um jardim e apresente imagens de diferentes plantas típicas da Amazônia, como a vitória-régia e a seringueira. Em seguida, as crianças serão incentivadas a observar e tocar nas plantas do ambiente, comparando-as com as da Amazônia.
Recursos Didáticos:
Imagens impressas de plantas amazônicas.
Plantas reais do ambiente escolar.
Mural da Floresta (30 minutos)
Descrição:
As crianças serão convidadas a criar um mural coletivo utilizando folhas, gravetos e desenhos feitos por elas mesmas para representar a floresta amazônica. Cada criança escolhe um elemento para adicionar ao mural.
Recursos Didáticos:
Papel kraft grande para mural.
Folhas, gravetos, lápis de cor, giz de cera.
Avaliação:
Observar a participação das crianças nas atividades, verificando sua curiosidade e interesse pelas plantas e pelo mural.
Autora: Magda Moreira
Reviews
There are no reviews yet.