Description
Olá profiss!!
Apresente às crianças o mundo das profissões de forma divertida e significativa com o Plano Semanal de Profissões! Com duas atividades lúdicas e uma brincadeira por dia, o plano promove o aprendizado por meio do brincar, respeitando o ritmo e o interesse dos pequenos. Totalmente alinhado à BNCC, ele desenvolve habilidades essenciais com leveza e intencionalidade pedagógica. Para crianças de 4 a 5 anos.
Como diferencial, o material inclui 10 brincadeiras extras sobre profissões para ampliar o repertório de seus alunos.
Inclui também um incrível Jogo de Profissões e seus Instrumentos de Trabalho como bônus exclusivo, garantindo ainda mais engajamento. Ideal para professores que desejam um planejamento prático, criativo e eficaz. Transforme a rotina da sua turma com experiências ricas e encantadoras que despertam sonhos e curiosidades desde cedo!
Amostra grátis das atividades do 1º dia:
Dia 1: Conhecendo as Profissões
Conteúdo: Noções iniciais sobre profissões (médico, professor, bombeiro).
Desenvolvimento da aula:
Atividade 1: Roda de Conversa com Figuras
-
- Descrição: Mostrar imagens de diferentes profissionais e perguntar às crianças se conhecem e o que fazem.
- Objetivo Específico: Apresentar algumas profissões básicas e suas funções
- BNCC: (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
- Duração: 20 minutos.
- Recursos: Cartões com imagens de profissões.
Atividade 2: Desenho Livre
- Descrição: Pedir que as crianças desenhem a profissão que mais gostaram.
- Objetivo específico: Estimular a expressão criativa e a identificação pessoal das crianças com as profissões apresentadas, permitindo que representem, por meio do desenho, a profissão que mais chamou sua atenção.
- BNCC: (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
- Duração: 25 minutos.
- Recursos: Papel, lápis de cor, giz de cera.
Brincadeira: Adivinhe a Profissão
- Descrição: A professora imita uma profissão e as crianças adivinham. Depois, elas podem tentar imitar também.
- Objetivo específico: Estimular a identificação e imitação de profissões através da brincadeira, desenvolvendo expressão corporal e reconhecimento de funções.
- BNCC: (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
- Duração: 15 minutos.
- Recursos: Nenhum.
Avaliação: Observar se as crianças reconhecem e nomeiam as profissões apresentadas.
Visite minhas redes sociais
Tiktok e Instagram: @profemagdaedu
Profe Magda Moreira
Reviews
There are no reviews yet.