Jogo do Folclore

Está procurando um recurso para usar com estudantes em diferentes fases no processo de aprendizagem da leitura e escrita? Pode parar de procurar! O jogo do folclore permite que você trabalhe diversas habilidades, como a oralidade, a leitura e escrita, com três propostas de produção escrita para contemplar estudantes que estão em diferentes momentos de seu processo de aprendizagem!

Informação adicional

Nível

Duração

Formato

,

Modalidade

,

Modo

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Participação

,

R$ 8,00

Quantity:
+ -
Compartilhar este material
Picture of Érica Nakamura

Érica Nakamura

Descrição

O Jogo do Folclore contém:

  • cartas de personagens, objetos e lugares;
  • três propostas para produção escrita: produção de texto narrativo, produção de frases e cruzadinha dos personagens;
  • orientações para o(a) professor(a).

As propostas foram pensadas para serem desenvolvidas com estudantes do 1º e 2º ano, porém é possível também trabalhar com turmas maiores, adaptando as habilidades exigidas na produção textual.

Habilidades da BNCC:

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

(EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

Informação adicional

Nível

Duração

Formato

,

Modalidade

,

Modo

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Participação

,

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Informações do Autor

  • Professora Érica Nakamura
  • Nenhuma avaliação encontrada ainda!
  • Autor: Professora Érica Nakamura
  • Endereço: Rua Dona Luísa de Gusmão 591 apto 31
    Vila Nogueira
    CAMPINAS
    São Paulo
    13088-028

  • Olá, que bom ter você aqui!

    Sou a professora Érica Nakamura, uma pedagoga e engenheira química apaixonada por educação e pelas infinitas possibilidades que ela oferece. Ao longo de minha carreira, tive a oportunidade de me tornar mestre em ensino de ciências e matemática, além de atuar por mais de uma década nos anos iniciais do ensino fundamental, com enfoque especial na alfabetização.

    Minha trajetória também inclui uma gratificante atuação na formação de professores, abordando temas como educação tecnológica e aprendizagem criativa. Com humildade, venho compartilhar o conhecimento que adquiri ao longo dos anos, reconhecendo que a verdadeira magia do ensino está em aprender com cada experiência e desafio enfrentado.

    Acredito que, como educadores, estamos sempre em constante aprendizado. É com entusiasmo que ofereço atividades e recursos prontos para uso, buscando auxiliar colegas de profissão a otimizar seu tempo e tornar suas aulas mais envolventes. Minha meta é ser uma aliada nessa jornada educacional, contribuindo para que vocês, educadores, possam se dedicar ao cuidado e à dedicação às mentes em formação.

    Valorizo cada oportunidade de aprender com a riqueza de experiências dos colegas de profissão que cruzaram meu caminho, pois acredito que é essa troca mútua que enriquece nosso trabalho e nos faz crescer juntos. Cada desafio superado e cada conquista dos alunos são fontes de inspiração que renovam constantemente meu compromisso com a qualidade do ensino.

    Ao acompanharem meu trabalho, desejo que encontrem um espaço de apoio e estímulo, onde possamos juntos desbravar o terreno fértil da educação criativa. Acredito no poder de aprimorar nossas práticas, sem nunca perder a paixão por ensinar e a humildade de reconhecer que sempre há algo novo a aprender.

    Estou aqui para compartilhar minha paixão pela educação e colaborar com colegas de profissão em uma jornada encantadora de descobertas. Vamos caminhar juntos, com respeito às diferentes experiências e saberes, em busca de um futuro brilhante para nossos alunos por meio da educação que encanta e transforma vidas.

    Vamos que te ajudo!