Description
O raciocínio lógico, assim como qualquer outra habilidade, precisa de estímulos para se desenvolver, portanto pode ser ensinado. Ao se habituarem com o estilo dos desafios lógicos, os estudantes começam a identificar padrões, a organizar informações e a resolver problemas de forma mais estratégica.
Este caderno foi pensado para apoiar esse processo. os desafios propostos seguem uma estrutura semelhante aos encontrados em Olimpíadas de Matemática, como a OBMEP.
As questões de lógica costumam ser mais divertidas e envolventes, instigando os estudantes a solucionarem os desafios. Mais do que apenas calcular, é preciso ler atentamente os enunciados, esboçar e testar diversas estratégias.
Como destaca a BNCC, “a resolução de problemas deve ser um eixo estruturante da prática pedagógica em Matemática”, e o raciocínio lógico é uma das habilidades fundamentais para o desenvolvimento da autonomia intelectual dos estudantes (BNCC, 2018).
Use este caderno de forma flexível:
- Individualmente: os problemas ser resolvidos aos poucos.
- Coletivamente: “O caderno de lógica do 4° ano” que pode ser levado todo dia para casa por um estudante diferente e corrigido no dia seguinte.
- Tarefa bônus: na sala de aula sempre tem aquele estudante que termina as atividades antes de todo mundo, né? Que tal oferecer novos desafios para ele?
- Cantinho do desafio: Para acrescentar um material no seu espaço especial na sala.
Ainda, você pode optar por imprimir no tamanho que quiser (A5, A4, A3) e se vai plastificar o material para transformá-lo em reutilizável (escreve com canetinha e é possível apagar) ou permitir que a turma escreva diretamente na folha de papel.
Reviews
There are no reviews yet.