Projeto Junino STEAM: Programação em blocos de palavra – “Asa Branca”.

Descrição do Produto:
Apresente aos seus alunos uma experiência inesquecível que une musicalidade, programação e robótica com a cultura popular brasileira! Este projeto foi cuidadosamente elaborado para integrar a canção “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, ao universo da Robótica Educacional, promovendo criatividade, expressão cultural e pensamento computacional.

💡 A atividade propõe a programação de notas musicais da melodia de Asa Branca no ambiente de blocos, utilizando instrumentos como flauta e percussões (triângulo, pandeiro e bombo). A execução pode ser atrelada a um robô dançante customizado com adereços típicos das festas juninas, como chapéu de palha, bandeirinhas, lenço e muito mais.

Additional information

R$ 5,99

Quantity:
+ -
Compartilhar este material
Foto de Marcos Santos

Marcos Santos

Description

Descrição do Produto:
Apresente aos seus alunos uma experiência inesquecível que une musicalidade, programação e robótica com a cultura popular brasileira! Este projeto foi cuidadosamente elaborado para integrar a canção “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, ao universo da Robótica Educacional, promovendo criatividade, expressão cultural e pensamento computacional.

💡 A atividade propõe a programação de notas musicais da melodia de Asa Branca no ambiente de blocos, utilizando instrumentos como flauta e percussões (triângulo, pandeiro e bombo). A execução pode ser atrelada a um robô dançante customizado com adereços típicos das festas juninas, como chapéu de palha, bandeirinhas, lenço e muito mais.

O que está incluso no pacote:

✅ Arquivos de programação em blocos de palavras
✅ Três partes da música “Asa Branca” programadas com notas musicais reais
✅ Percussão programada para acompanhar o ritmo nordestino
✅ Sugestão de integração com coreografia de robô dançante (Manual Lego)
✅ Pronto para impressão: material didático com passo a passo e dicas de uso

Competências trabalhadas (BNCC):

🎵 Educação Musical: percepção sonora, apreciação cultural e expressão musical
🤖 Tecnologia e Robótica: lógica de programação, comandos de repetição, temporização
🎨 Arte e Criatividade: customização do robô com elementos juninos
📚 Interdisciplinaridade: História, Cultura Popular, Matemática (tempos e repetições)

Ideal para:

  • Professores de Robótica, Arte ou Música

  • Projetos interdisciplinares para o mês de junho

  • Apresentações escolares e mostras culturais

  • Aulas lúdicas com foco em Cultura Nordestina e festividades.

Garanta já este projeto exclusivo e leve a magia do São João para a sua aula com criatividade, tecnologia e muita cultura!

Reviews

There are no reviews yet.

Only logged in customers who have purchased this product may leave a review.

Vendor Info

  • Robótica Educacional
  • Nenhuma avaliação encontrada ainda!
  • Vendor: Robótica Educacional
  • Address: Robótica educaional
    CACADOR
    Santa Catarina
    89500-752





  • Sou Educador apaixonado por robótica educacional, dedicado a inspirar crianças e adolescentes a explorarem a tecnologia de forma criativa e divertida. Acredito que cada desafio é uma oportunidade para despertar o pensamento lógico, a autonomia e a inovação. Através de atividades gamificadas e práticas, ajuda a transformar ideias em projetos, conectando a educação ao desenvolvimento das habilidades do futuro. Meu propósito é criar mentes curiosas para construir, programar e acreditar no poder de suas próprias criações.







    Transformar a criatividade em tecnologia, um desafio de cada vez!