Description
O “Jogo da Velha das Cores” é uma ferramenta lúdica e educativa, ideal para ser utilizada em sala de aula com crianças da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Esse jogo é uma adaptação colorida do tradicional jogo da velha, onde os alunos utilizam fichas de diferentes cores para marcar seus movimentos no tabuleiro. O objetivo é alinhar três cores iguais em uma linha, coluna ou diagonal, desenvolvendo habilidades cognitivas e sociais.
Objetivos:
Desenvolvimento Cognitivo: Promover o reconhecimento e a diferenciação de cores, incentivando a associação lógica e a estratégia de jogo.
Habilidades Sociais: Estimular o trabalho em grupo, a cooperação e a resolução de conflitos através de um jogo em dupla ou em pequenos grupos.
Motricidade Fina: Aperfeiçoar a coordenação motora fina, por meio da manipulação das fichas do jogo.
Pensamento Crítico e Resolução de Problemas: Incentivar a tomada de decisões e o pensamento estratégico na busca pela vitória no jogo.
Habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular):
O “Jogo da Velha das Cores” pode contribuir para o desenvolvimento de diversas habilidades listadas na BNCC, tais como:
– (EI03ET03): Explorar diferentes possibilidades oferecidas por materiais e objetos, fazendo experimentações e utilizando suas descobertas para resolver problemas simples.
– (EF01MA08): Classificar e comparar figuras geométricas e objetos de acordo com suas características, tais como cor e forma.
– (EF12EF04): Participar de jogos e atividades recreativas, reconhecendo as regras e a importância do respeito às normas para o convívio social.
Resultados Esperados:
– Aprendizagem do Reconhecimento das Cores: Espera-se que os alunos aprimorem a identificação e a nomeação das cores, estabelecendo relações visuais e cognitivas entre as cores e seus respectivos nomes.
– Desenvolvimento de Estratégias: Ao longo do tempo, os alunos deverão desenvolver estratégias mais sofisticadas para ganhar o jogo, refletindo no aumento do raciocínio lógico.
– Melhora na Interação Social: A participação no jogo deverá favorecer o desenvolvimento das habilidades de comunicação, negociação e respeito entre os pares.
Adaptações:
– Inclusão de Crianças com Deficiência Visual: Adaptar o jogo utilizando texturas diferentes para cada cor, possibilitando que as crianças com deficiência visual também participem ativamente do jogo.
– Aprimoramento da Dificuldade: Para alunos mais velhos ou com maior nível de desenvolvimento, é possível aumentar a complexidade do jogo, introduzindo regras adicionais ou variando as cores e padrões do tabuleiro.
– Adaptação para Crianças com TEA: Simplificar as regras e utilizar estímulos visuais menos intensos para evitar sobrecarga sensorial. Além disso, promover um ambiente tranquilo para a realização do jogo.
O “Jogo da Velha das Cores” é uma excelente ferramenta pedagógica que, além de entreter, contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos. Com as devidas adaptações, pode ser utilizado de forma inclusiva, garantindo que todos os alunos possam participar e se beneficiar da atividade.
PROIBIDA A VENDA!
Reviews
There are no reviews yet.