Jogo: Quebrando Tabu Com Educação Midiática (Consumismo Infantil)

Atualmente no Brasil e no mundo a publicidade na TV (aberta ou fechada) e na internet são ferramentas que podem ser usadas para fazer persuasão para o público infantil. Atualmente, cada vez mais cedo as crianças são inseridas para o mundo do consumismo e nesse sentido precisamos iniciar a Educação Midiática com a interdisciplinaridade desde o Fundamental I, para ensinar a conscientização sobre o tema.
Quando tratamos nesse assunto, é importante que todos envolvidos no processo de ensino – aprendizagem deve aprender sobre o consumismo racional e sobre a influência das publicidades nos bens, serviços, produtos no consumo dos mesmos.

Informação adicional

Formato

Modalidade

Modo

Nível

Participação

Grátis!

Quantity:
+ -
Compartilhar este material
Picture of Christiane Martins

Christiane Martins

Descrição

Objetivos do Jogo “QUEBRANDO TABU COM A EDUCAÇÃO (CONSUMISMO INFANTIL)”,

  • Conscientizar o consumo racional;
  • Importância de identificar a publicidade nos produtos usados e suas consequências.

Esse tema tão desafiador de abordar, mas com a metodologia de Gamificação ficará mais leve, atrativa e divertida para aprender, pois é importante conscientizá-los os jovens desde os anos iniciais.

Eixo EducaMídia:

  • Ler e Participar

Habilidade:

  • Análise Crítica da Mídia;
  • Participação Cívica.

Habilidades BNCC:

  • EF15LP01 – Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP04 – Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
  • EF12LP09 – Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF12LP16 – Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.

Informação adicional

Formato

Modalidade

Modo

Nível

Participação

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Informações do Autor

  • Christiane Martins
  • Nenhuma avaliação encontrada ainda!
  • Autor: Christiane Martins
  • Endereço: Rua Água Branca
    Embu das Artes
    São Paulo
    06810695

  • Sou a Christiane Martins Oliveira, conhecida como Christiane Martins. Curto o mundo Geek (Marvel, Tecnologia, Disney). Sou formada em Bacharel em Administração com ênfase em Marketing, Licenciatura em Artes Visuais e Pedagogia. Minha trajetória profissional inclui oito anos de experiência no setor financeiro, onde desempenhei funções relacionadas a contas a pagar, receber e faturamento. Além disso, dediquei-me ao ensino como professora de qualificação profissional, ministrando cursos nas áreas de assistente administrativo, pacote Office, design e manutenção de computadores. Também tive a honra de servir como professora e coordenadora na ETEC, lecionando em cursos que abrangiam administração, secretariado, contabilidade, logística e informática. Atualmente, estou focada em expandir meu conhecimento e habilidades na área de educação tecnológica. Realizo formação para professores de robótica. Além disso, exerci a função de Professora Orientadora de Educação Digital (POED) na EMEF Antônio Estanislau do Amaral, DRE Campo Limpo. atualmente sou Coordenadora UniCEU Vila do Sol/ UAB Vera Cruz. Estou empenhada em implementar abordagens inovadoras, como a Cultura Maker, a Robótica e a Educação Midiática, em todas as esferas da educação. Sou entusiasta das metodologias ativas, incluindo STEAM, MAKER, ROBÓTICA, CULTURA MIDIÁTICA e PBL. Minha carreira diversificada abrange experiência significativa em Finanças, Administração, Ensino e Coordenação. Estou comprometida em continuar contribuindo para o campo educacional e promovendo práticas pedagógicas inovadoras.