O que tem na minha cabeça – atividade de volta às aulas

(2 customer reviews)

Esta atividade foi planejada para  um momento de volta às aulas,  no qual o professor promove uma dinâmica para que os alunos “desenhem” seus objetivos no  semestre para que alcancem o sucesso esperado.

Pode também ser utilizada num momento de encerramento de semestre, para que os alunos coloquem tudo o que levam como ensinamento para o próximo ano o semestre (Neste caso, baixar o modelo canva, para poder editar/personalizar)

Additional information

Grátis!

Quantity:
+ -
Compartilhar este material
Picture of GIOVANA BAGGIO SCHUBERT

GIOVANA BAGGIO SCHUBERT

Description

Esta atividade de arte vem como finalização de uma dinâmica que pode ser desenvolvida nos primeiros dias de aula e  que pode ser retomada várias vezes durante o semestre, e  tem como objetivo o levantamento de metas individuais para  o semestre.

Dinâmica: “Caminhando para o Sucesso”

Objetivo da Dinâmica: Desenvolver habilidades socioemocionais, promover a autorreflexão e estimular o planejamento para o semestre, focando no crescimento pessoal, engajamento escolar e estratégias de estudo.

Materiais Necessários:

  1. Papel em branco
  2. Canetas coloridas
  3. Fitas adesivas
  4. Cartolinas ou murais

Passo a Passo:

1. Introdução (15 minutos):

  • Inicie a aula destacando a importância do planejamento pessoal para alcançar objetivos e crescer ao longo do semestre.
  • Explique que a dinâmica visa explorar os planos dos alunos para o semestre, integrando elementos socioemocionais.

2. Icebreaker – “Conhecendo Nossas Fortalezas” (20 minutos):

  • Peça que cada aluno escreva em um papel uma qualidade pessoal que considera uma fortaleza.
  • Em seguida, peça que compartilhem suas fortalezas em pequenos grupos, destacando como essas qualidades podem contribuir para o sucesso no semestre.

3. Atividade de Visualização (15 minutos):

  • Guie os alunos em uma breve atividade de visualização. Peça que fechem os olhos e imaginem o final do semestre, visualizando o que alcançaram e como se sentem.
  • Incentive-os a refletir sobre conquistas acadêmicas, crescimento pessoal e relacionamentos.

4. Cartaz dos Objetivos (30 minutos):

  • Distribua a atividade impressa
  • Peça que cada aluno demonstre, através de desenhos ou palavras no estilo lettering seus  objetivos para o semestre. Eles podem incluir metas acadêmicas, emocionais e sociais.
  • Incentive o uso de cores, desenhos e palavras-chave para tornar a atividade significativa.

5. Compartilhamento e Discussão em Grupo (20 minutos):

  • Crie uma galeria com os desenhos dos alunos.
  • Permita que cada aluno compartilhe sua atividade com a turma, explicando as escolhas feitas.
  • Após cada apresentação, promova discussões sobre como os colegas podem apoiar uns aos outros no alcance de seus objetivos.

6. Comprometimento e Ação (10 minutos):

  • Conclua a dinâmica incentivando os alunos a escolherem uma ação específica que tomarão nos próximos dias para iniciar o caminho em direção aos seus objetivos.
  • Pode ser algo pequeno, como criar uma rotina de estudos, participar mais ativamente em aula, ou estabelecer metas diárias.

7. Reflexão Final (10 minutos):

  • Termine a atividade com uma breve reflexão em sala de aula. Peça aos alunos que compartilhem como se sentem após a dinâmica e o que aprenderam sobre si mesmos e sobre seus colegas.

Essa dinâmica visa promover um ambiente positivo, construtivo e colaborativo na sala de aula, incentivando o crescimento pessoal e acadêmico ao longo do semestre.

2 reviews for O que tem na minha cabeça – atividade de volta às aulas

  1. Dalva Ferraz (verified owner)

    Muito criativo e funcional! `Parabéns.

  2. Dani Muraska (verified owner)

    Que incrível!!!!!!!

Only logged in customers who have purchased this product may leave a review.

Vendor Info

  • GIOVANA SCHUBERT
  • Nenhuma avaliação encontrada ainda!
  • Vendor: GIOVANA SCHUBERT
  • Address: Rua Fraterno de Melo Almada
    647
    Itapetininga
    São Paulo
    18207-500

  • Sou Giovana Baggio Schubert, uma educadora apaixonada por inovação pedagógica e tecnologia educacional. Há mais de 20 anos, atuo como professora de Fundamental Anos Iniciais numa escola particular de Itapetininga, onde integro ferramentas digitais e metodologias ativas ao currículo escolar, buscando promover a aprendizagem significativa e colaborativa dos meus alunos.

    Além de lecionar, atuo como  assessora pedagógica PJ, responsável pela formação e assessoria aos professores do município de Torre de Pedra, para o uso de tecnologia na educação.  Possuo licenciatura em Letras, bacharelado em Administração e pós-graduação em Psicopedagogia. Sou certificada pela Microsoft e pelo Google como educadora inovadora, e tenho participado de diversos cursos e eventos sobre tecnologias educacionais, ensino híbrido e inovação pedagógica. Meu objetivo é contribuir para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, inclusiva e transformadora, que prepare os estudantes para os desafios do século XXI.