Eu sou um construtor mirim

Este material educativo para alunos do 1º ano explora conceitos matemáticos como perto/longe e em cima/embaixo por meio de uma atividade prática de construção e exploração de posições em um prédio. As crianças também são apresentadas a um poema e questões para localizar moradores dentro do edifício.

Informação adicional

Duração

Formato

Modalidade

Modo

, ,

Nível

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Grátis!

Quantity:
+ -
Compartilhar este material
Picture of Simplifica

Simplifica

Descrição

Mundo do Trabalho e Projeto de Vida

Matemática para os Anos Iniciais: Eu Sou um Construtor Mirim

Experiência 2

Em nossa jornada de aprendizagem, você se transformará em um construtor mirim! Juntos, vamos construir um prédio e colocar cada morador em seu lugar. Prepare-se para uma aventura envolvente, onde trabalharemos nossa imaginação, raciocínio lógico e habilidades matemáticas.

Materiais Necessários:

  • Caixa de sapatos
  • Lápis e borracha
  • Lápis de cor
  • Giz de cera

Etapas da Construção:

  1. Desenhe um prédio na folha de papel, com portas e janelas.
  2. Posicione os moradores no prédio:
    • Último andar: Você
    • Ao seu lado: Leo
    • Embaixo de você: Júlia
    • Embaixo de Júlia: Arthur
    • Embaixo de Arthur: Felipe
    • Ao lado de Felipe: Matilda
    • Acima de Matilda: Beatriz
    • Acima de Beatriz: Lucas

Desafios Matemáticos:

Após construir o prédio, vamos explorar conceitos matemáticos:

  • Localização Espacial: Identifique quem mora mais distante do parquinho e quem mora no lugar mais alto.
  • Sequência: Observe o prédio e determine quem mora no andar acima do apartamento de Arthur.

Recursos Adicionais:

  • Vídeo 1: Brincadeira Cantada | Em Cima Embaixo
  • Vídeo 2: Posições – Onde Está o Gato?

Compartilhe Sua Criação:

Compartilhe o desenho do seu prédio com pessoas próximas. Você também pode convidá-las para construir prédios usando blocos de montar ou caixas velhas. Afinal, a diversão é ainda maior quando compartilhada!

Reflexão Emocional:

No final do dia, reflita sobre seus sentimentos. Crie um "humorômetro" com expressões diferentes e use um prendedor de roupa para indicar como você está se sentindo. Compartilhe seus sentimentos com alguém próximo e converse sobre suas experiências em casa.

Junte-se a nós nesta jornada emocionante de aprendizagem, onde vamos construir, explorar e nos divertir enquanto aprimoramos nossas habilidades matemáticas!

Informação adicional

Duração

Formato

Modalidade

Modo

, ,

Nível

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.