Description
Esta atividade multidisciplinar aborda os movimentos de massa, estrutura do solo e suas interações com o clima, a agricultura e a ação humana. Através de textos, imagens esquemáticas e questões objetivas e dissertativas, o aluno é convidado a:
-
Compreender os fatores que favorecem ou inibem a erosão e deslizamentos;
-
Relacionar o manejo da matéria orgânica do solo com a emissão de gases do efeito estufa;
-
Interpretar esquemas de camadas do solo (horizontes do perfil pedológico);
-
Discutir a formação do solo a partir de citações históricas de geólogos como James Hutton;
-
Refletir sobre práticas sustentáveis na agricultura e preservação do solo.
Objetivos pedagógicos:
-
Analisar a influência da estrutura geológica, declividade e ação humana nos processos erosivos;
-
Relacionar práticas agrícolas ao equilíbrio climático e ao sequestro de carbono;
-
Estimular a leitura crítica de textos científicos e ambientais;
-
Desenvolver a capacidade de interpretar representações esquemáticas e paisagens naturais.
Indicado para:
Aulas de Geografia Física, Ciências Ambientais, Biologia do solo, Educação Ambiental, itinerários formativos, ou avaliações diagnósticas/interdisciplinares no Ensino Médio ou Fundamental II.
Reviews
There are no reviews yet.