Descrição
O produto “E Se Fosse Você?” pode ser adaptado para atender às necessidades de adolescentes do Ensino Médio, especialmente na disciplina de Projeto de Vida, onde o foco está no autoconhecimento, empatia, e desenvolvimento de habilidades interpessoais.
Objetivos:
- Desenvolver habilidades socioemocionais: Estimular os alunos a se colocarem no lugar dos outros e refletirem sobre suas próprias emoções e reações.
- Fortalecer o autoconhecimento: Proporcionar uma análise mais profunda sobre como suas atitudes e escolhas afetam a vida pessoal e profissional futura.
- Reflexão sobre relações interpessoais: Incentivar os adolescentes a pensarem em como suas ações impactam seus relacionamentos e a resolução de conflitos no ambiente escolar e fora dele.
Habilidades da BNCC:
- EM13RP03: Desenvolver o autoconhecimento e a empatia, refletindo sobre as próprias ações e as dos outros, a fim de promover atitudes responsáveis e solidárias.
- EM13RP04: Atuar com flexibilidade e respeitar as diversidades, compreendendo os diferentes pontos de vista e reconhecendo as emoções nas relações interpessoais.
- EM13RP01: Avaliar criticamente suas escolhas pessoais e profissionais, levando em consideração seus impactos para si e para a sociedade.
Resultados Esperados:
- Consciência emocional: Estudantes mais conscientes de suas emoções, capazes de identificar e lidar com diferentes sentimentos, tanto seus quanto dos outros.
- Melhora na convivência escolar: Adolescentes mais preparados para lidar com situações de conflito e de exclusão social, gerando um ambiente escolar mais saudável e acolhedor.
- Desenvolvimento de resiliência: Capacidade de superar situações desafiadoras de forma construtiva, tanto na vida acadêmica quanto na vida pessoal.
Adaptações:
- Para o Ensino Médio: As situações podem ser adaptadas para contextos mais realistas para a idade, como conflitos interpessoais envolvendo decisões de vida, futuro profissional, relacionamentos e situações sociais complexas, como bullying ou exclusão digital.
- Discussões mais profundas: As perguntas devem incentivar reflexões sobre como as decisões tomadas hoje afetam suas futuras escolhas pessoais e profissionais, integrando o conteúdo de Projeto de Vida ao autoconhecimento e à empatia.
Esse material pode ser usado como uma ferramenta de reflexão durante as aulas de Projeto de Vida, criando oportunidades para discussões em grupo e atividades voltadas ao planejamento de escolhas futuras, sempre com base na empatia e nas habilidades socioemocionais.
Avaliações
Não há avaliações ainda.