Jogo Cartas de reivindicação do consumidor

Jogo em grupos para desenvolver a leitura e a escrita argumentativa de cartas de reivindicação.

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Isabel Fernandes

Descrição

Este jogo foi pensado para os anos finais do ensino fundamental, de modo a envolver os alunos na escrita de cartas argumentativas de reivindicação que desenvolvam a compreensão dos direitos do consumidor. Ele se relaciona com a habilidade (EF69LP24) de Língua Portuguesa, no campo de atuação na vida pública, que se propõe a discutir casos, reais ou simulações, submetidos a juízo, que envolvam (supostos) desrespeitos a artigos, do ECA, do Código de Defesa do Consumidor, do Código Nacional de Trânsito, de regulamentações do mercado publicitário etc., como forma de criar familiaridade com textos legais – seu vocabulário, formas de organização, marcas de estilo etc. -, de maneira a facilitar a compreensão de leis, fortalecer a defesa de direitos, fomentar a escrita de textos normativos (se e quando isso for necessário) e possibilitar a compreensão do caráter interpretativo das leis e as várias perspectivas que podem estar em jogo.

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Informações do Autor

  • Isabel Fernandes
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  • Autor: Isabel Fernandes
  • Endereço: São Paulo
    São Paulo

  • Professora de Língua Portuguesa [Literatura, Produção de Texto e Gramática] no Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental, com experiência também na Educação de Jovens e Adultos. Articuladora de área para revisão do currículo de língua portuguesa. Consultora para elaboração e avaliação de objetos de aprendizagem e currículo.

    Doutoranda em Língua Portuguesa (PUC-SP), com estudo sobre a autoria feminina no jornalismo opinativo; mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP), com dissertação sobre artigo de opinião em livros didáticos de língua portuguesa, orientada pela professora Beth Brait; especialista em Docência da Língua Portuguesa, com monografia sobre ensino do gênero artigo de opinião, orientada pela professora Maria José Nóbrega; graduada e  licenciada em Letras, com habilitação em Linguística (USP), com pesquisa de iniciação científica na análise da conversação, orientada pela professora Diana Luz Pessoa de Barros.