EXPLORANDO PROPORÇÕES: ENTENDENDO DIVERSIDADE E REPRESENTATIVIDADE

Aprenda a aplicar proporções em contextos sociais, explorando a diversidade e a representatividade através de análises matemáticas.

Informação adicional

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

R$ 4,00

Quantity:
+ -
Compartilhar este material
Picture of Tiago Bevilaqua

Tiago Bevilaqua

Descrição

Esta ficha didática oferece uma abordagem integrada para o estudo das proporções, destacando sua importância na compreensão de diversidade e representatividade em diferentes contextos sociais. Desenvolvida para explorar a matemática de maneira prática e contextualizada, a ficha inclui atividades que incentivam a reflexão crítica e a aplicação dos conceitos em situações do mundo real.

A matemática é uma ferramenta poderosa que vai além dos números e equações; ela nos ajuda a entender e interpretar o mundo ao nosso redor. Um dos conceitos fundamentais na matemática é a proporção, que é uma forma de comparação entre quantidades. As proporções estão presentes em nosso cotidiano de maneiras diversas e impactam significativamente nossa compreensão de justiça, igualdade e distribuição de recursos.

Entender proporções é crucial não apenas para resolver problemas matemáticos, mas também para interpretar dados e tomar decisões informadas em contextos sociais, econômicos e políticos. Por exemplo, ao explorar a diversidade étnica em uma escola, empresa ou governo, podemos identificar disparidades e trabalhar para promover uma representação mais justa e equilibrada. A compreensão das proporções nos permite não apenas ver os números, mas também entender as histórias e realidades que eles representam.

A ficha propõe atividades que envolvem a contagem e análise da composição racial da turma, incentivando os alunos a estabelecerem razões e frequências relativas entre os diferentes grupos raciais. Isso ajuda a contextualizar o conceito matemático dentro de um quadro social relevante, tornando o aprendizado mais significativo.

Além das atividades de contagem e cálculo de proporções, a ficha inclui uma seção de leitura e conexão com o artigo “Cor ou Raça” do IBGE. Os alunos são incentivados a comparar a distribuição racial da turma com os dados da sua região e do Brasil, promovendo uma análise crítica sobre representatividade e equidade.

A ficha também aborda a importância do censo demográfico na formulação de políticas públicas eficazes e inclusivas. Os dados coletados pelo censo são essenciais para que governantes e instituições públicas possam entender as necessidades reais da população e formular políticas que atendam a essas necessidades de maneira equitativa. A compreensão das proporções e das disparidades raciais pode orientar programas de ação afirmativa e políticas de inclusão social.

A ficha destaca a relevância das proporções no contexto da representatividade racial no Congresso Nacional do Brasil, utilizando dados do artigo “Número de deputados pretos e pardos aumenta 8,94%, mas é menor que o esperado” da Câmara dos Deputados. Ao comparar a composição racial da população com a representatividade no Congresso, os alunos podem discutir a importância de políticas públicas e ações afirmativas para melhorar essa representatividade.

Com uma abordagem integrada que combina conceitos matemáticos com questões sociais e raciais, esta ficha didática visa proporcionar uma compreensão aprofundada das proporções e suas aplicações no mundo real. Ao conectar a matemática com contextos relevantes e atuais, os alunos são incentivados a desenvolver uma visão crítica e a refletir sobre como os números podem contar histórias e promover mudanças sociais significativas.

Informação adicional

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Informações do Autor

  • Tiago Bevilaqua
  • Nenhuma avaliação encontrada ainda!
  • Autor: Tiago Bevilaqua
  • Endereço: Rua dos Três Irmãos 293
    Apto 24 Bl 5
    São Paulo
    São Paulo
    05615902

  • Tiago tem Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina e formações complementares na Harvard Graduate School of Education e como Google Certified Innovator. Iniciou sua trajetória acadêmica na Engenharia Mecatrônica, mas logo se viu atraído pelo campo da educação. Desde 2006, dedicou-se ao ensino de Matemática em instituições renomadas como o Colégio Rio Branco, Avenues School e Sant'anna International School, inicialmente em níveis Fundamental e Médio. Atualmente, Tiago é coordenador de tecnologia educacional no Colégio Rainha da Paz e leciona Matemática, em inglês, no Colégio Alef-Peretz. Tiago é fundador da RedeXplica, uma consultoria em Inovação e Tecnologia Educacional, e autor de objetos digitais educacionais. Seu trabalho foi reconhecido em 2018 com o 4º lugar no prêmio Boas Práticas Educacionais do Google For Education, por seu projeto "Matemática Multiplayer".