Acolhendo quem busca refúgio: estratégia de educação em saúde

É uma proposta de uma atividade de educação em saúde para ser desenvolvida com pessoas refugiadas com objetivo de conhecer suas concepções de saúde.

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Talita Moura

Descrição

Esta atividade busca compreender a concepção de saúde segundo pessoas refugiadas, e criar um espaço seguro e acolhedor onde possam se expressar livremente. O vínculo estabelecido com os profissionais de saúde durante essa interação pode ser um passo importante para a integração dos refugiados com a equipe de saúde.

Essa abordagem é importante para refugiados, pois eles enfrentam desafios específicos ao acessar serviços de saúde, como a falta de documentação e a necessidade de adaptação a novas culturas e linguagens. A educação em saúde que se baseia nos círculos de cultura pode ajudar a superar esses obstáculos ao promover a compreensão e a respeito das necessidades específicas dessas populações.

Os círculos de cultura podem ser utilizados para integrar as experiências e culturas dos refugiados nos processos de educação em saúde. Isso ajuda a superar barreiras linguísticas e culturais, permitindo que os refugiados sejam mais ativos em seus próprios processos de saúde. A abordagem dos Círculos de Cultura pode ser utilizada para desenvolver competências necessárias para uma prática de educação em saúde reflexiva e crítica entre os profissionais de saúde que trabalham com refugiados. Isso inclui a capacidade de compreender as necessidades específicas dessas populações e de adaptar suas práticas às suas necessidades.

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Informações do Autor

  • InovaEdu
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  • Autor: InovaEdu
  • Endereço: Rua Professor Antônio Coelho, 671, Apt 202
    Recife
    Pernambuco
    50.740-020

  • InovaEdu surgiu da motivação de compartilhar e inspirar professores a utilizar recursos educacionais de forma diferenciada no ensino em saúde.

    Professora Talita é Enfermeira, Doutora em Educação Tecnológica, Professora Substituta na UFPE e Apoio Institucional na Diretoria Geral de Telessaúde da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). Facilitadora de experiências de aprendizagem, modelagem de ambientes virtuais de aprendizagem e de recursos educacionais, na formação profissional e educação permanente em saúde.