Plano semanal PARLENDAS POPULARES crianças de 4 a 5 anos +BNCC

Apresento o plano semanal “Parlendas Populares” para crianças de 4 a 5 anos, alinhado à BNCC. Com duas atividades diárias, objetivos específicos, recursos didáticos e avaliações, este plano torna o aprendizado divertido e eficaz. As crianças explorarão as parlendas: “Um dois feijão com arroz”, “Enganei o bobo na casca do ovo”, “Corre cotia”, “Batatinha quando nasce” e “Uni, duni, tê”. Abaixo amostra grátis do dia de segunda-feira.

Additional information

R$ 12,00

Quantity:
+ -
Compartilhar este material
Picture of Magda Moreira

Magda Moreira

Description

Apresento o plano semanal “Parlendas Populares” para crianças de 4 a 5 anos, alinhado à BNCC. Com duas atividades diárias, objetivos específicos, recursos didáticos e avaliações, este plano torna o aprendizado divertido e eficaz. As crianças explorarão as parlendas: “Um dois feijão com arroz”, “Enganei o bobo na casca do ovo”, “Corre cotia”, “Batatinha quando nasce” e “Uni, duni, tê”. Abaixo amostra grátis do dia de segunda-feira. Cada atividade é cuidadosamente planejada para desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas de forma lúdica, engajando os alunos de maneira significativa. Acompanhe o progresso das crianças com avaliações práticas e garanta um ensino de qualidade. Torne suas aulas mais dinâmicas e inspiradoras com este plano completo e atrativo!

Amostra grátis do dia de segunda-feira:

SEGUNDA

Atividade 1: Corrida de Rimas

BNCC

  • (EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

Objetivo Específico

  • Desenvolver a consciência fonológica através da identificação e produção de rimas.

Duração

  • 40 minutos

Descrição da Atividade

  1. Introdução (10 minutos):
    • Recite a parlenda “Um, dois, feijão com arroz” junto com as crianças. Repita várias vezes até que todas estejam familiarizadas com as rimas.
  2. Preparação (10 minutos):
    • Divida as crianças em pequenos grupos e explique que elas participarão de uma corrida de rimas.
    • Distribua cartões coloridos, cada um com uma palavra da parlenda (ex: “arroz”, “prato”, “inglês”, “biscoito”, “pastéis”).
  3. Corrida de Rimas (15 minutos):
    • Coloque uma linha de chegada a alguns metros de distância.
    • Cada grupo receberá um conjunto de cartões. Ao sinal, a primeira criança de cada grupo deve correr até a linha de chegada e encontrar um cartão que rime com a palavra que está segurando.
    • A criança deve então correr de volta e entregar o cartão ao próximo membro do grupo, que fará o mesmo com uma palavra diferente.
    • Vence o grupo que completar a corrida primeiro com todas as rimas corretas.
  4. Conclusão (5 minutos):
    • Reúna as crianças e peça que recitem novamente a parlenda, desta vez focando nas rimas identificadas durante a corrida.

Recursos Didáticos

  • Cartões coloridos com palavras da parlenda e outras palavras que rimam.
  • Fita adesiva para marcar a linha de chegada.

Avaliação

  • Observar se as crianças conseguem identificar corretamente as rimas e se participam ativamente da brincadeira.

Reviews

There are no reviews yet.

Only logged in customers who have purchased this product may leave a review.

Vendor Info

  • lojasalinhaativa
  • Nenhuma avaliação encontrada ainda!
  • Vendor: lojasalinhaativa
  • Address: Rua Brasília,53 - Bonsucesso
    Casa
    Rio de Janeiro
    Rio de Janeiro

  • Olá! Eu sou a professora Magda Moreira, uma apaixonada por Educação Infantil com mais de duas décadas de experiência. No Rio de Janeiro, dedico-me com afinco ao desenvolvimento dos pequenos, buscando sempre inovar e tornar a aprendizagem um momento mágico e divertido.

    Compartilho minhas experiências e conhecimentos no canal do YouTube "ALFABETIZAÇÃO DIVERTIDA", onde já somos uma comunidade de mais de 17 mil educadores e pais interessados em atividades lúdicas e eficazes para nossas crianças. No canal, você encontrará dicas valiosas para tornar suas aulas mais dinâmicas e cativantes, promovendo o aprendizado de forma leve e prazerosa.

    Junte-se a mim nessa jornada educacional emocionante e descubra como podemos transformar a educação infantil em algo ainda mais especial e significativo. Estou ansiosa para compartilhar ideias e aprender junto com você!