Description
Apresento o plano semanal “Parlendas Populares” para crianças de 4 a 5 anos, alinhado à BNCC. Com duas atividades diárias, objetivos específicos, recursos didáticos e avaliações, este plano torna o aprendizado divertido e eficaz. As crianças explorarão as parlendas: “Um dois feijão com arroz”, “Enganei o bobo na casca do ovo”, “Corre cotia”, “Batatinha quando nasce” e “Uni, duni, tê”. Abaixo amostra grátis do dia de segunda-feira. Cada atividade é cuidadosamente planejada para desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas de forma lúdica, engajando os alunos de maneira significativa. Acompanhe o progresso das crianças com avaliações práticas e garanta um ensino de qualidade. Torne suas aulas mais dinâmicas e inspiradoras com este plano completo e atrativo!
Amostra grátis do dia de segunda-feira:
SEGUNDA
Atividade 1: Corrida de Rimas
BNCC
- (EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
Objetivo Específico
- Desenvolver a consciência fonológica através da identificação e produção de rimas.
Duração
- 40 minutos
Descrição da Atividade
- Introdução (10 minutos):
- Recite a parlenda “Um, dois, feijão com arroz” junto com as crianças. Repita várias vezes até que todas estejam familiarizadas com as rimas.
- Preparação (10 minutos):
- Divida as crianças em pequenos grupos e explique que elas participarão de uma corrida de rimas.
- Distribua cartões coloridos, cada um com uma palavra da parlenda (ex: “arroz”, “prato”, “inglês”, “biscoito”, “pastéis”).
- Corrida de Rimas (15 minutos):
- Coloque uma linha de chegada a alguns metros de distância.
- Cada grupo receberá um conjunto de cartões. Ao sinal, a primeira criança de cada grupo deve correr até a linha de chegada e encontrar um cartão que rime com a palavra que está segurando.
- A criança deve então correr de volta e entregar o cartão ao próximo membro do grupo, que fará o mesmo com uma palavra diferente.
- Vence o grupo que completar a corrida primeiro com todas as rimas corretas.
- Conclusão (5 minutos):
- Reúna as crianças e peça que recitem novamente a parlenda, desta vez focando nas rimas identificadas durante a corrida.
Recursos Didáticos
- Cartões coloridos com palavras da parlenda e outras palavras que rimam.
- Fita adesiva para marcar a linha de chegada.
Avaliação
- Observar se as crianças conseguem identificar corretamente as rimas e se participam ativamente da brincadeira.
Reviews
There are no reviews yet.