Description
A Dinâmica | Conectando ideias é uma ferramenta que permite aos participantes avaliar seu conhecimento prévio sobre um determinado tópico ou assunto. Ela é ideal para qualquer nível de ensino e pode ser adaptada para diferentes temas.
Para usar a dinâmica, o facilitador ou a facilitadora coloca o tópico ou assunto no centro do slide ou quadro. Em seguida, os participantes escrevem algo relacionado ao tópico em um post-it. Depois, eles ligam as ideias entre si, formando uma cadeia ou teia.
A dinâmica oferece uma série de benefícios, incluindo:
- avaliar o conhecimento prévio dos participantes;
- identificar áreas de confusão ou lacunas no aprendizado.
Por exemplo, imagine que você está ensinando uma aula sobre o sistema solar. Você poderia usar a dinâmica para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Você poderia colocar o nome do sistema solar no centro do slide e pedir para que os alunos escrevam algo que se relaciona com o sistema solar em um post-it. Por exemplo, um aluno pode escrever “planetas”, outro aluno pode escrever “estrelas” e outro aluno pode escrever “Lua”. Em seguida, os alunos podem ligar as ideias, formando uma cadeia ou teia de ideias que se relacionam.
Ao analisar as ideias dos alunos, você pode identificar áreas de confusão ou lacunas no aprendizado. Por exemplo, se um aluno escreve “Lua” e outro aluno escreve “Sol”, isso pode indicar que os alunos não entendem a diferença entre esses dois objetos celestes.
A Dinâmica | Conectando ideias é uma ferramenta valiosa para qualquer professor, educador ou instrutor. Ela é uma maneira eficaz de avaliar o conhecimento prévio dos participantes e identificar áreas de confusão ou lacunas no aprendizado.
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