E se fosse você? Trabalhando as habilidades socioemocionais

“E Se Fosse Você?” é um material educativo que promove empatia e reflexões socioemocionais através de situações cotidianas e hipotéticas.

Informação adicional

R$ 3,00

Quantity:
+ -
Compartilhar este material
Picture of Juliana Rossi

Juliana Rossi

Descrição

O produto “E Se Fosse Você?” pode ser adaptado para atender às necessidades de adolescentes do Ensino Médio, especialmente na disciplina de Projeto de Vida, onde o foco está no autoconhecimento, empatia, e desenvolvimento de habilidades interpessoais.

Objetivos:

  • Desenvolver habilidades socioemocionais: Estimular os alunos a se colocarem no lugar dos outros e refletirem sobre suas próprias emoções e reações.
  • Fortalecer o autoconhecimento: Proporcionar uma análise mais profunda sobre como suas atitudes e escolhas afetam a vida pessoal e profissional futura.
  • Reflexão sobre relações interpessoais: Incentivar os adolescentes a pensarem em como suas ações impactam seus relacionamentos e a resolução de conflitos no ambiente escolar e fora dele.

Habilidades da BNCC:

  • EM13RP03: Desenvolver o autoconhecimento e a empatia, refletindo sobre as próprias ações e as dos outros, a fim de promover atitudes responsáveis e solidárias.
  • EM13RP04: Atuar com flexibilidade e respeitar as diversidades, compreendendo os diferentes pontos de vista e reconhecendo as emoções nas relações interpessoais.
  • EM13RP01: Avaliar criticamente suas escolhas pessoais e profissionais, levando em consideração seus impactos para si e para a sociedade.

Resultados Esperados:

  • Consciência emocional: Estudantes mais conscientes de suas emoções, capazes de identificar e lidar com diferentes sentimentos, tanto seus quanto dos outros.
  • Melhora na convivência escolar: Adolescentes mais preparados para lidar com situações de conflito e de exclusão social, gerando um ambiente escolar mais saudável e acolhedor.
  • Desenvolvimento de resiliência: Capacidade de superar situações desafiadoras de forma construtiva, tanto na vida acadêmica quanto na vida pessoal.

Adaptações:

  • Para o Ensino Médio: As situações podem ser adaptadas para contextos mais realistas para a idade, como conflitos interpessoais envolvendo decisões de vida, futuro profissional, relacionamentos e situações sociais complexas, como bullying ou exclusão digital.
  • Discussões mais profundas: As perguntas devem incentivar reflexões sobre como as decisões tomadas hoje afetam suas futuras escolhas pessoais e profissionais, integrando o conteúdo de Projeto de Vida ao autoconhecimento e à empatia.

Esse material pode ser usado como uma ferramenta de reflexão durante as aulas de Projeto de Vida, criando oportunidades para discussões em grupo e atividades voltadas ao planejamento de escolhas futuras, sempre com base na empatia e nas habilidades socioemocionais.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Informações do Autor

  • Juliana Rossi
  • Nenhuma avaliação encontrada ainda!
  • Autor: Juliana Rossi
  • Endereço: Rua Serra do Caraça 247
    Sabará
    Minas Gerais
    34515690

  • Professora dos Anos Iniciais  | Professora da Sala de Recursos | Coordenadora Pedagógica Anos Finas  e Ensino Médio | Teen Coach | Educadora Parental em Disciplina Positiva | Analista Comportamental - ABA | Neuropsicopegagoga|

    Trabalho na área da educação desde 1993. Sou criativa e inovadora e quero compartilhar com vocês materiais para alfabetizar crianças neuro divergentes de forma lúdica.

    Para os docentes que trabalham com adolescentes, compartilho  atividades para melhorar o engajamento das aulas com temas atuais valorizando o desenvolvimento socioemocional.

    Aqui você vai encontrar atividades gratuitas e atividades com precinho acessível!

    Me siga nas redes sociais

    @juliana_srossi

    @prof.julianarossi