Siga as dicas | 20 cartelas educativas voltadas para o ensino de temas relacionados ao meio ambiente, agricultura e sustentabilidade.

Siga a Dica é um jogo educativo ambiental, com 20 cartelas  interativas, que desenvolve consciência ecológica e pensamento crítico, alinhado às habilidades da BNCC.

Informação adicional

R$ 3,00

Quantity:
+ -
Compartilhar este material
Picture of Juliana Rossi

Juliana Rossi

Descrição

 

O produto “Siga a Dica” consiste em um conjunto de cartelas educativas voltadas para o ensino de temas relacionados ao meio ambiente, agricultura e sustentabilidade. Cada cartela apresenta dicas ou pistas que levam o aluno a descobrir conceitos como solo, água, plantação, poluição, desmatamento, entre outros, incentivando o raciocínio lógico e a compreensão de temas essenciais para a educação ambiental.

 

Objetivos Pedagógicos:

– Desenvolver a consciência ambiental dos alunos.

– Estimular a capacidade de investigação e resolução de problemas.

– Incentivar o pensamento crítico e a relação entre os fenômenos naturais e a ação humana.

– Promover a interação em sala de aula através de atividades lúdicas e colaborativas.

 

Habilidades da BNCC:

Este material pode ser utilizado para atender diversas habilidades da BNCC, principalmente relacionadas às áreas de Ciências e Geografia. Alguns exemplos são:

– (EF05CI01): Identificar e comparar diferentes processos de transformação de materiais e recursos naturais, discutindo suas consequências para o meio ambiente.

– (EF06GE05): Compreender e explicar as interações entre os elementos naturais e os impactos da ação humana no ambiente.

– (EF07CI05): Avaliar as transformações provocadas pela ação humana no meio ambiente, propondo formas de uso sustentável dos recursos naturais.

 

Sugestão de Utilização pelo Professor:

O professor pode utilizar as cartelas como ferramenta de aprendizagem ativa. A seguir estão algumas formas de aplicação:

  1. Discussão em Grupo: Dividir a turma em pequenos grupos e distribuir as cartelas. Cada grupo deve resolver as dicas e, ao final, compartilhar suas respostas e reflexões com a turma, explicando a relação entre o conceito e o impacto ambiental associado.
  2. Caça ao Tesouro: Organizar uma atividade gamificada em que os alunos precisem buscar pistas espalhadas pela sala ou pela escola, onde cada dica leva a outra, até chegarem à solução final. Cada pista pode ser uma cartela que trata de um conceito ambiental específico.
  3. Debates: Após a resolução das cartelas, promover debates sobre temas como o uso sustentável dos recursos naturais, os impactos da poluição e do desmatamento, e a importância da preservação ambiental.

 

Proposta de Atividade Gamificada:

“Desafio Ambiental: Salve o Planeta”

  1. Objetivo: Os alunos devem salvar o planeta resolvendo enigmas relacionados aos temas ambientais abordados nas cartelas.
  2. Dinâmica:

– Divida a turma em equipes.

– Cada equipe recebe uma sequência de cartelas que formam um “caminho” para resolver um problema ambiental fictício (ex.: evitar a desertificação de uma área ou reduzir a poluição de um rio).

– Para cada cartela resolvida corretamente, a equipe avança no jogo, ganhando recursos (representados por pontos) que ajudam a salvar o planeta.

– No final, as equipes discutem as soluções encontradas e como aplicá-las no mundo real.

  1. Recursos: As cartelas com dicas, além de material de suporte como vídeos ou imagens relacionados ao meio ambiente, podem ser usados para contextualizar o desafio.

 

Resultados Esperados:

– Maior engajamento dos alunos através da gamificação, tornando o aprendizado mais dinâmico.

– Desenvolvimento da cooperação entre os alunos, já que as atividades podem ser realizadas em grupos.

– Aprofundamento da compreensão dos impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente.

– Capacidade de reflexão crítica sobre problemas ambientais e possíveis soluções.

 

Adaptações:

– Educação Inclusiva: Para alunos com deficiência visual, as pistas podem ser adaptadas em formato de áudio ou em braile. Para alunos com deficiência auditiva, o professor pode usar recursos visuais complementares, como infográficos ou vídeos com legenda.

– Níveis de Ensino: O produto pode ser adaptado para diferentes faixas etárias e séries, ajustando a complexidade das dicas e dos conceitos apresentados. No Ensino Fundamental I, por exemplo, as dicas podem ser mais simples e diretas, enquanto no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, os temas podem ser aprofundados com discussões sobre legislação ambiental e sustentabilidade global.

 

Considerações Finais:

O “Siga a Dica” é uma ferramenta educativa poderosa, pois alia o lúdico ao pedagógico, promovendo a aprendizagem de forma interativa e engajante. O professor pode explorá-lo para criar uma aula interdisciplinar e dinâmicas que vão além do tradicional, com foco no desenvolvimento de habilidades socioambientais essenciais.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Informações do Autor

  • Juliana Rossi
  • Nenhuma avaliação encontrada ainda!
  • Autor: Juliana Rossi
  • Endereço: Rua Serra do Caraça 247
    Sabará
    Minas Gerais
    34515690

  • Professora dos Anos Iniciais  | Professora da Sala de Recursos | Coordenadora Pedagógica Anos Finas  e Ensino Médio | Teen Coach | Educadora Parental em Disciplina Positiva | Analista Comportamental - ABA | Neuropsicopegagoga|

    Trabalho na área da educação desde 1993. Sou criativa e inovadora e quero compartilhar com vocês materiais para alfabetizar crianças neuro divergentes de forma lúdica.

    Para os docentes que trabalham com adolescentes, compartilho  atividades para melhorar o engajamento das aulas com temas atuais valorizando o desenvolvimento socioemocional.

    Aqui você vai encontrar atividades gratuitas e atividades com precinho acessível!

    Me siga nas redes sociais

    @juliana_srossi

    @prof.julianarossi