Description
Objetivos
- Desenvolver a leitura e a interpretação de textos.
- Estimular a criatividade e a expressão artística.
- Promover o conhecimento da cultura e do folclore brasileiro.
- Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.
Materiais Necessários
- Imagens dos personagens folclóricos (impressas ou projetadas).
- Resumos das lendas.
- Papel, lápis, canetas, tintas, pincéis, etc.
- Computador e projetor (opcional).
- Livros e recursos online sobre folclore brasileiro.
Passos para Professores
- Introdução ao Folclore Brasileiro
- Comece com uma breve introdução ao folclore brasileiro, explicando sua importância cultural e algumas características principais.
- Apresentação dos Personagens
- Apresente os personagens principais do folclore brasileiro, como Saci-Pererê, Iara, Curupira, Boto, entre outros. Use imagens para ilustrar cada personagem.
- Leitura dos Resumos das Lendas
- Distribua ou projete os resumos das lendas de cada personagem. Leia junto com os alunos e discuta os principais pontos de cada história.
- Análise das Imagens
- Mostre imagens relacionadas aos personagens e às lendas. Discuta com os alunos como os elementos visuais representam aspectos das histórias e dos personagens.
- Atividade de Desenho e Resumo
- Divida os alunos em grupos e peça para cada grupo escolher um personagem. Cada grupo deve criar uma representação artística do personagem e escrever um resumo da lenda associada.
- Incentive a criatividade, permitindo que usem diferentes materiais e técnicas artísticas.
- Apresentação dos Trabalhos
- Cada grupo deve apresentar seu desenho e resumo para a turma. Isso promove a prática de habilidades de apresentação e permite que todos aprendam mais sobre os diferentes personagens e lendas.
-
Ensino Fundamental I (Anos Iniciais)
Língua Portuguesa
- EF15LP01 – Identificar e compreender a função social de textos narrativos e descritivos de tradição oral, como lendas, mitos e contos.
- Atividade: Leitura e interpretação das lendas, discutindo a moral e os ensinamentos de cada história.
- EF15LP05 – Relatar, oralmente ou por escrito, experiências pessoais, histórias ouvidas e inventadas, observando a sequência temporal.
- Atividade: Produção de resumos das lendas e relatos orais sobre os personagens folclóricos.
- EF15LP12 – Planejar e produzir, com certa autonomia, textos escritos, observando as convenções do gênero.
- Atividade: Criação de novas histórias baseadas nos personagens folclóricos.
- EF15LP01 – Identificar e compreender a função social de textos narrativos e descritivos de tradição oral, como lendas, mitos e contos.
Reviews
There are no reviews yet.