Description
Prof!
Sempre gostei de estratégias que envolvessem os alunos ativamente no processo de aprendizagem, por isso, deixo aqui esse presentinho: uma dica de como trabalhar a produção de texto de maneira envolvente e significativa. Se gostar do material, poste e marque @prof.julianarossi.
A Viagem do Peixinho – Criando um Mapa da História
Objetivo:
Ajudar os alunos a entenderem a sequência narrativa (início, meio e fim) por meio de uma atividade interativa, conectando a escrita e o desenho de forma lúdica e concreta.
Descrição da Atividade:
Os alunos irão criar um mapa ilustrado da jornada do peixinho Azul pelo fundo do mar. Essa atividade combina a criatividade, o desenho e a construção textual, com foco em contar uma história organizada e sequenciada.
Introdução com Leitura Guiada:
A professora lê a história “A Aventura no Fundo do Mar” em voz alta, acompanhando com imagens de peixinhos, polvo, golfinhos, corais, etc. Isso ajuda a contextualizar os alunos e despertar o interesse pela narrativa.
Ao final da leitura, a professora pergunta aos alunos: “Como o peixinho começou a aventura?”, “O que aconteceu no meio?”, “O que ele encontrou no fim?”
Criação do Mapa:
Cada aluno recebe uma folha grande (ou cartolina dividida em três partes: início, meio e fim) e é incentivado a desenhar a jornada do peixinho por três lugares no fundo do mar.
Início: Desenham o peixinho no ponto de partida, como corais ou a casa dele.
Meio: Desenham o encontro do peixinho com o polvo gigante, brincando de esconde-esconde.
Fim: Desenham o baú do tesouro que o peixinho encontra com seus amigos.
Construção Textual:
Após cada desenho, a professora orienta os alunos a escreverem uma frase curta descrevendo o que aconteceu em cada parte (início, meio e fim). As frases podem ser coletivas no início, e a professora pode oferecer apoio visual no quadro, com palavras-chave e frases-modelo, como:
Início: “O peixinho Azul saiu de casa para nadar com seus amigos.”
Meio: “Ele encontrou um polvo gigante e brincou com ele.”
Fim: “No fim, o peixinho achou um tesouro com pérolas brilhantes.”
Apresentação do Mapa:
Ao final, cada aluno pode apresentar seu mapa e contar a jornada do peixinho, explicando os desenhos e as frases, reforçando o conceito de sequência de uma história.
Em seguida cada criança pode reescrever sua história na folha pautada, anexa ao material.
Dicas para a Professora:
Envolvimento Coletivo: A professora pode começar a atividade no quadro, desenhando com a turma o início da jornada do peixinho para dar o exemplo.
Estímulo à Oralidade: Incentive os alunos a narrarem suas histórias em voz alta para a turma, valorizando a criatividade e o esforço de cada um.
Exploração Lúdica: Ao final, transforme o mapa em uma espécie de jogo: as crianças podem “viajar” pelo fundo do mar seguindo o mapa de outros colegas, ajudando a revisar a história e consolidar a sequência.
Habilidade BNCC:
EF01LP02 – Participar da produção coletiva de textos, organizando frases e sequências lógicas.
EF01LP05 – Utilizar recursos visuais para apoiar a construção de narrativas simples.
Essa atividade permite que os alunos do 1º ano se envolvam de forma criativa, conectando suas habilidades iniciais de escrita com a compreensão de estrutura narrativa, enquanto se divertem criando um “mundo subaquático” visual.
Reviews
There are no reviews yet.