Descrição
Objetivo: O objetivo do jogo é formar uma linha, coluna ou diagonal de respostas corretas de multiplicação antes do adversário.
Regras:
Dois jogadores se enfrentam.
Cada jogador escolhe um símbolo (X ou O).
O tabuleiro do jogo é composto por células preenchidas com multiplicações.
Para marcar uma célula, o jogador deve resolver corretamente a multiplicação contida naquela célula.
Se o jogador errar a resposta, ele perde a vez, e o oponente pode tentar resolver a mesma célula.
O jogador que formar uma linha, coluna ou diagonal de três respostas corretas primeiro, vence.
Orientação Didática para o Professor do 3º Ano com Habilidades da BNCC:
EF03MA03: Resolver e elaborar problemas de multiplicação, utilizando estratégias de cálculo mental e algoritmos convencionais, com números naturais, em situações de quantificação e combinatória.
Orientação: O jogo da velha da multiplicação é uma excelente ferramenta para desenvolver a habilidade de cálculo mental dos alunos e incentivar a prática da multiplicação de forma lúdica e interativa.
Dica pedagógica :
Apresentação: Antes de começar o jogo, revise com os alunos as tabuadas e estratégias de multiplicação, como decomposição de números.
Prática guiada: Realize uma partida de demonstração com a turma, explicando as regras e resolvendo alguns cálculos no quadro.
Interação em duplas: Divida a turma em duplas para jogar, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de resolver as multiplicações e refletir sobre suas respostas.
Reflexão: Após o jogo, incentive uma discussão sobre as estratégias utilizadas para resolver as multiplicações, promovendo o pensamento crítico e a autoavaliação.
Esse tipo de atividade envolve os alunos ativamente e desenvolve habilidades importantes como a resolução de problemas, o raciocínio lógico e a cooperação, tudo dentro do contexto da BNCC.
Avaliações
Não há avaliações ainda.