Description
Descrição Completa do Produto
O material “Estilo de Aprendizagem – Projeto de Vida” é uma ferramenta didática voltada para ajudar os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio a compreenderem seus próprios estilos de aprendizagem, baseando-se na teoria de David Kolb. O produto propõe uma reflexão sobre como cada aluno prefere aprender, processar informações e desenvolver suas habilidades para o futuro. Essa autopercepção é um ponto crucial no desenvolvimento do Projeto de Vida, ajudando os jovens a tomar decisões conscientes sobre suas trajetórias educacionais e profissionais.
Objetivos
- Autoconhecimento: Auxiliar os estudantes a identificarem seu estilo de aprendizagem predominante (divergente, acomodador, assimilador ou convergente), permitindo que utilizem esse conhecimento para otimizar suas estratégias de estudo.
- Projeto de Vida: Conectar o estilo de aprendizagem do aluno com possíveis carreiras e trajetórias profissionais, promovendo uma reflexão sobre as escolhas que precisam ser feitas para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
- Desenvolvimento de Competências Gerais: O produto está alinhado com as competências gerais da BNCC, tais como:
- Autogestão: Desenvolvimento da capacidade de reconhecer e regular suas emoções e comportamentos em prol de metas pessoais.
- Responsabilidade e Autonomia: Reflexão sobre as implicações de suas escolhas para a vida futura.
- Conhecimento: Ampliação da compreensão sobre os diferentes estilos de aprendizagem e como cada um pode influenciar o sucesso em diferentes áreas profissionais.
Habilidades da BNCC Relacionadas
O uso deste material promove o desenvolvimento de diversas habilidades, como:
- EF08LP20: Refletir sobre práticas de leitura e escrita, considerando os próprios objetivos e características pessoais.
- EF09LP30: Analisar e avaliar seus processos de aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento contínuo.
- EM13CHS101: Relacionar os conhecimentos sobre si mesmo, sua trajetória de vida e os projetos futuros, fundamentando-se no conceito de Projeto de Vida, presente na área de Ciências Humanas.
- EM13CHS102: Exercitar a autonomia na construção de escolhas pessoais e profissionais, com base em seu autoconhecimento e na análise crítica de contextos e possibilidades.
Resultados Esperados
Ao final das atividades, espera-se que os alunos:
- Identifiquem seu estilo de aprendizagem e compreendam suas preferências em termos de absorção e processamento de informações.
- Relacionem seu estilo de aprendizagem com áreas profissionais que podem melhor se adequar a seu perfil.
- Desenvolvam maior clareza e segurança na construção de seus Projetos de Vida, reconhecendo a importância do autoconhecimento nesse processo.
- Aprimorem suas estratégias de estudo com base em suas preferências individuais, promovendo um aprendizado mais eficaz e personalizado.
Adaptações para Estudantes com TEA
Para atender às necessidades de estudantes com Transtorno do Espectro Autista, algumas adaptações podem ser necessárias:
- Instruções claras e visuais: Utilização de esquemas visuais para facilitar a compreensão das perguntas e do conceito de cada estilo de aprendizagem.
- Divisão das atividades em etapas: Apresentação das atividades de forma sequencial e fragmentada, com intervalos regulares para reduzir a sobrecarga cognitiva.
- Feedback imediato e positivo: Garantir que o estudante receba feedback após cada resposta, reforçando comportamentos positivos e promovendo autoconfiança.
- Flexibilidade nas respostas: Permitir que o aluno escolha diferentes formas de responder, como verbalmente, por escrito ou utilizando recursos tecnológicos, de acordo com suas preferências.
- Apoio no processamento de informações: Auxílio para ajudar o estudante a interpretar e refletir sobre as respostas dadas, ajudando-o a identificar seu estilo de aprendizagem com clareza.
Reviews
There are no reviews yet.