Esta atividade de
Programação Desplugada utiliza uma grade quadriculada para introduzir os conceitos fundamentais do
Pensamento Computacional, como
Algoritmo,
Sequência de Comandos e
Depuração (Debugging).
1. O Que é a Atividade
Os alunos recebem uma folha quadriculada com um ponto inicial e uma lista de
comandos codificados (o algoritmo). Cada comando é composto por um
número (que indica a quantidade de casas a andar) e uma
seta direcional (
→,
←,
↑,
↓,
↗,
↘,
↙,
↖) que define o sentido do movimento.
2. Execução e Desafio
O desafio consiste em
interpretar cada comando na ordem exata e traçar a linha correspondente no papel, conectando o ponto final de um comando ao ponto inicial do próximo, sem levantar o lápis (a menos que a instrução explicite o contrário, o que não ocorre neste exemplo). A execução precisa e sequencial dos comandos revela o desenho final.
3. Habilidades Desenvolvidas (Pensamento Computacional)
- Algoritmo: A lista de comandos é o algoritmo. O aluno aprende que um problema é resolvido por uma série finita e ordenada de instruções.
- Sequência: A ordem dos comandos é crítica. Se a sequência for alterada, o desenho será diferente ou incompreensível.
- Comando/Instrução: O aluno internaliza o conceito de que cada símbolo tem uma função específica e que a "máquina" (o lápis) só obedece ao que está escrito.
- Depuração (Debugging): Se o aluno se perder ou o desenho começar a sair errado, ele deve voltar no código, identificar o erro de execução e corrigi-lo, praticando o processo de depuração de forma intuitiva.
- Abstração: O aluno está "programando" sem um computador, abstraindo a lógica de codificação para um contexto físico.
4. Vínculo Pedagógico
A atividade reforça os conceitos de
localização e movimentação na malha quadriculada, estabelecendo uma forte conexão interdisciplinar com a
Matemática (Geometria e Coordenadas), ao mesmo tempo em que desenvolve a
Cultura Digital conforme a BNCC.