• Logo
‌
‌

Pronto para começar sua jornada como autor/a?

Junte-se a milhares de educadores que estão fazendo a diferença na educação brasileira.

Cadastre-seCadastre-se agora
Logo

Tá Pronto é um marketplace para profissionais da área de educação e treinamento corporativo para comprarem e venderem materiais educacionais.

REDES SOCIAIS

  • Painel do Autor | Painel da Autora
  • Amplifica+
  • Quem Somos?
  • Blog do TP
  • AmpliNews | Assine nossa newsletter
  • Perguntas frequentes | FAQ
  • Ajuda
  • Política de Pagamentos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© 2025 Todos os direitos reservados

capa-rubrica-isabel-fernandes

Avaliações dos clientes

0 de 5 estrelas

Rubrica de registro de aula

Informações do produto

Rubrica para avaliação de registros de aula, com base no conceito de intertextualidade e no sistema de Cornell.

Grátis!
‌
‌
‌

Descrição completa

Uma aula é uma situação de comunicação em que vários textos convivem ao mesmo tempo: textos e materiais usados nas atividades, perguntas, comentários e reflexões do estudante que é o autor do caderno, dos colegas e dos professores. Nesse sentido, avaliar o caderno, envolve considerar como o aluno interpreta e articula todos os textos que compõem a aula e os registra com linguagens variadas:  frases, parágrafos breves, tópicos, esquemas, sinais, cores, letras de formatos e tamanhos variados, mapas mentais e desenhos. O sistema de anotações criado nos anos 1950, pelo prof. Walter Pauk, da Universidade de Cornell, nos EUA, foi a inspiração para a concepção da rubrica de avaliação. Nele, cada folha é dividida verticalmente em duas partes, uma para anotações, outra para palavras-chave, e na parte de baixo, um traço horizontal separa o espaço de 5 a 7 linhas para um comentário sobre a aula. Pauk imaginou que o comentário pudesse ser feito 24 horas após a aula. Eu costumo reservar 15 minutos no fim da aula para essa finalidade, mas também pode ser a lição de casa. O registro e o comentário podem ser retomados na aula seguinte, de modo a construir material para sequências didáticas, esclarecimento de dúvidas, observação dos diferentes estilos de reflexão e linguagem. A rubrica intertextual possui, portanto, três parâmetros de avaliação: composição intertextual da aula; expressividade no comentário da aula; articulação e coerência na linguagem verbal e visual.
‌
Destaques
‌
Você também pode gostar
‌
Imagem de perfil da loja

Isabel Fernandes

25 pedidos finalizados, na plataforma há 2 anos.

Isabel Fernandes

Isabel Fernandes

Professora de Língua Portuguesa [Literatura, Produção de Texto e Gramática] no Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental, com experiência também na Educação de Jovens e Adultos. Articuladora de área para revisão do currículo de língua portuguesa. Consultora para elaboração e avaliação de objetos de aprendizagem e currículo. Doutoranda em Língua Portuguesa (PUC-SP), com estudo sobre a autoria feminina no jornalismo opinativo; mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP), com dissertação sobre artigo de opinião em livros didáticos de língua portuguesa, orientada pela professora Beth Brait; especialista em Docência da Língua Portuguesa, com monografia sobre ensino do gênero artigo de opinião, orientada pela professora Maria José Nóbrega; graduada e licenciada em Letras, com habilitação em Linguística (USP), com pesquisa de iniciação científica na análise da conversação, orientada pela professora Diana Luz Pessoa de Barros.

Grátis

Jogo Cartas de reivindicação do consumidor

Jogo em grupos para desenvolver a leitura e a escrita argumentativa de cartas de reivindicação.

Grátis!
Grátis

Jogo Cartas de reivindicação do consumidor

Jogo em grupos para desenvolver a leitura e a escrita argumentativa de cartas de reivindicação.

Grátis!