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Jogo Cartas de reivindicação do consumidor

Informações do produto

Jogo em grupos para desenvolver a leitura e a escrita argumentativa de cartas de reivindicação.

Grátis!
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Descrição completa

Este jogo foi pensado para os anos finais do ensino fundamental, de modo a envolver os alunos na escrita de cartas argumentativas de reivindicação que desenvolvam a compreensão dos direitos do consumidor. Ele se relaciona com a habilidade (EF69LP24) de Língua Portuguesa, no campo de atuação na vida pública, que se propõe a discutir casos, reais ou simulações, submetidos a juízo, que envolvam (supostos) desrespeitos a artigos, do ECA, do Código de Defesa do Consumidor, do Código Nacional de Trânsito, de regulamentações do mercado publicitário etc., como forma de criar familiaridade com textos legais – seu vocabulário, formas de organização, marcas de estilo etc. -, de maneira a facilitar a compreensão de leis, fortalecer a defesa de direitos, fomentar a escrita de textos normativos (se e quando isso for necessário) e possibilitar a compreensão do caráter interpretativo das leis e as várias perspectivas que podem estar em jogo.
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Isabel Fernandes

25 pedidos finalizados, na plataforma há 2 anos.

Isabel Fernandes

Isabel Fernandes

Professora de Língua Portuguesa [Literatura, Produção de Texto e Gramática] no Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental, com experiência também na Educação de Jovens e Adultos. Articuladora de área para revisão do currículo de língua portuguesa. Consultora para elaboração e avaliação de objetos de aprendizagem e currículo. Doutoranda em Língua Portuguesa (PUC-SP), com estudo sobre a autoria feminina no jornalismo opinativo; mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP), com dissertação sobre artigo de opinião em livros didáticos de língua portuguesa, orientada pela professora Beth Brait; especialista em Docência da Língua Portuguesa, com monografia sobre ensino do gênero artigo de opinião, orientada pela professora Maria José Nóbrega; graduada e licenciada em Letras, com habilitação em Linguística (USP), com pesquisa de iniciação científica na análise da conversação, orientada pela professora Diana Luz Pessoa de Barros.

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Rubrica para avaliação de registros de aula, com base no conceito de intertextualidade e no sistema de Cornell.

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