Description
Olá, profis!! Hoje, apresento a sequência didática inspirada na história “Lápis Cor de Pele” de Sueli Ferreira de Oliveira, pensada para crianças de 2 a 3 anos e cuidadosamente certificada à BNCC. Este material tem como foco estimular a compreensão e valorização do universo de cada criança, incentivando o respeito e a acessibilidade de todas as pessoas, com suas diferenças e particularidades. Logo abaixo,, abordo as atividades do primeiro dia, com duas propostas lúdicas diárias. Além disso, o arquivo completo inclui 10 atividades extras que exploram temas como diversidade e conscientização negra, proporcionando aos pequenos uma experiência rica e transformadora. Esse conteúdo é uma excelente oportunidade para fortalecer valores essenciais e ampliar a visão das crianças sobre o mundo que está ao redor. Essas atividades permitem que os pequenos expressem sua criatividade enquanto aprendem sobre inclusão e respeito às diferenças. Cada proposta foi cuidadosamente desenvolvida para proporcionar uma vivência significativa e divertida, usando brincadeiras, contação de histórias e interações em grupo que ajudam a formar valores positivos e fortalecer vínculos no ambiente escolar.
Atividades do 1º dia:
Dia 1: Introdução e Primeiras Impressões
Objetivo Específico : Introduzir as crianças ao tema da diversidade de núcleos de pele de forma lúdica, despertando a curiosidade sobre as diferenças entre as pessoas.
Atividade 1 : Roda de Conversa com Bonecas e Bonecos Diversos
- BNCC: (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
- Descrição : Reúna as crianças em roda e apresenta bonecos e bonecas com diferentes tons de pele. Incentive-as a observar e compartilhar as diferenças que percebemos, como cores e traços, e a identificar com quais bonecos se sentem mais próximos. Isso promove o diálogo sobre diversidade e auto identificação de forma acolhedora e lúdica.
- Tempo : 20 minutos
- Recursos : Bonecos de diversas toneladas de pele
- Avaliação: Observe a participação das crianças durante uma atividade. Aproveite para saber identificar e nomear as diferenças entre os bonecos e bonecas, além de expressar suas preferências.
Atividade 2 : Leitura da História
- BNCC: (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
- Descrição : Leia “Lápis Cor de Pele”, usando entonação e imagens para captar a atenção das crianças. Pergunte o que elas acham da dúvida do personagem e qual cor elas escolheriam.
- Tempo : 15 minutos
- Recursos : Livro “Lápis Cor de Pele”
- Avaliação : Observar o interesse das crianças na história e a capacidade de importância nos bonecos.
Professora Magda Moreira
Reviews
There are no reviews yet.