Description
Olá profiss!! O “Plano Semanal dos Símbolos do Natal” foi desenvolvido especialmente para crianças de 2 a 3 anos, integrando-se perfeitamente às diretrizes da BNCC e promovendo uma experiência de aprendizagem enriquecedora e festiva. Logo abaixo, apresento as atividades lúdicas de segunda-feira, com foco nos símbolos natalinos, como estrela, sinos, vela, presépio e guirlanda, envolvendo de forma atrativa e abrangendo a faixa etária.
Cada dia da semana conta com três atividades lúdicas diárias, cuidadosamente planejadas com base nos códigos da BNCC. Estes incluem objetivos pedagógicos bem definidos, descrição detalhada das atividades, lista de materiais, tempo estimado de duração, sugestões para avaliação e referências adicionais.
Como um diferencial, o plano acompanha um conjunto exclusivo de 10 quebra-cabeças ilustrando os principais símbolos natalinos, ideal para complementar as atividades e incentivo o desenvolvimento infantil de maneira lúdica e significativa e 12 ideias de atividades lúdicas sobre os símbolos natalinos.. Essa ferramenta extra visa tornar a aprendizagem ainda mais envolvente, transformando cada atividade em um momento especial de descoberta e diversão! Além disso, as atividades foram estruturadas para promover o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças, por meio de jogos sensoriais, interações em grupo e práticas criativas. A cada dia, as crianças terão a oportunidade de explorar os símbolos do Natal de forma prática, estimulando a curiosidade e a imaginação, ao mesmo tempo em que aprendem sobre valores e tradições dessa época festiva.
Atividades de segunda-feira:
Segunda-feira: Estrela de Natal
- Objetivo Específico: Reconhecer a estrela como símbolo de orientação e luz.
- Atividades:
- Pintura da Estrela
- BNCC: (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.( atividades 1 e 2 )
- Descrição: As crianças pintam uma estrela grande com tinta amarela e purpurina.
- Duração: 15 minutos
- Materiais: Tinta amarela, pincéis, purpurina.
- Estrela de Massinha
- Descrição: As crianças modelam estrelas com massinha amarela.
- Duração: 15 minutos
- Materiais: Massinha de modelar amarela.
- Avaliação: Durante a atividade de modelagem, observe o envolvimento e o interesse das crianças ao manipular a massinha e criar a forma da estrela. Avaliar a habilidade de coordenação motora fina, considerando como cada criança explora a textura e a maleabilidade do material. Repare se identificam a forma da estrela com auxílio ou de forma independente, incentivando a autoconfiança e a capacidade de seguir instruções simples.
- Referências
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) . Brasília: MEC, 2017.
- PACHECO, CE; SILVA, AM Desenvolvimento de Habilidades Motoras na Primeira Infância . São Paulo: Editora Educação, 2020.
- SCHMIDT, LC Artes na Educação Infantil: Fundamentos e Práticas . Rio de Janeiro: Editora do Professor, 2019.
- Dança da Estrela
- BNCC: (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
- Descrição: Dança ao som de músicas natalinas, imitando uma estrela brilhando.
- Duração: 10 minutos
- Materiais: Música natalina.
- Avaliação: Observação de interesse e participação nas atividades.
- Referência: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).
Professora Magda Moreira
Reviews
There are no reviews yet.